x

Comissão aprova criação do Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste

O novo banco está previsto em proposta de autoria do Senado, que ainda precisa ser votada por duas comissões e pelo Plenário da Câmara.

22/03/2012 08:10

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Comissão aprova criação do Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou nesta quarta-feira (21) proposta que cria o Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste (BDCO) para atuar no desenvolvimento regional e administrar o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). O relator do projeto de lei que trata do tema (PL 6689/09, do Senado Federal), deputado Valdivino de Oliveira (PSDB-GO), recomendou a aprovação do texto e teve o apoio da comissão.

Oliveira explicou que, durante a tramitação do projeto no Senado, ocorreram amplas negociações envolvendo dirigentes e equipes técnicas do Ministério da Fazenda e do Ministério da Integração Nacional, além do Banco Central e do Banco do Brasil.

Na prática, a proposta cria uma estrutura semelhante à existente na Amazônia e no Nordeste, com os bancos da Amazônia (Basa) e do Nordeste (BNB), respectivamente. O texto incorpora o direito de esses bancos cobrarem uma taxa de administração de 3% ao ano, apropriada mensalmente, sobre o patrimônio líquido dos respectivos fundos, prevista na Medida Provisória 2.199/01.

O projeto também altera as regras de gestão dos fundos constitucionais de financiamento, previstas na Lei 7.827/89. Entre outras medidas, o projeto exclui o Banco do Brasil da lista de instituições financeiras que recebem do Ministério da Integração Nacional parte da verba desses fundos para oferecer empréstimos. Assim, só são autorizadas as chamadas "instituições financeiras federais de caráter regional", como a Caixa Econômica Federal, o BDCO, o Basa e o BNB.

Tramitação
O projeto, que tramita em regime de prioridade, ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ir a Plenário.

Íntegra da proposta:

Fonte: Agência Camara de Notícias

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.