x

ACERTO DE CONTAS

Pessoas físicas com dívidas atrasadas com bancos podem acertar situação em mutirão promovido pelo BC e Febraban

Mutirão para negociação de dívidas com instituições financeiras acontecerá em novembro.

29/10/2021 14:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pessoas físicas com dívidas atrasadas com bancos podem acertar situação em mutirão promovido pelo BC e Febraban

Pessoas físicas com dívidas atrasadas com bancos podem acertar situação em mutirão promovido pelo BC e Febraban Pexels

Pessoas físicas que estão precisando de uma ajuda para resolver sua vida financeira com os bancos terão uma ajuda extra em novembro. Ao longo de todo o mês, o cidadão poderá iniciar uma negociação em atraso por meio da plataforma consumidor.gov.br no Mutirão de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira.

O Banco Central (BC) anunciou a medida em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Senado Federal. A ação estará disponível para dívidas de modalidades que não contemplem bens como garantia do empréstimo.

O primeiro passo é realizar a solicitação da negociação da dívida atrasada entre o dia primeiro de novembro até o dia 30 do mesmo mês pelo site, fazer o registro, escolher qual a instituição credora e relatar a situação. 

O banco poderá demorar até 10 dias úteis para avaliar o caso e propor alguma solução. Caso a pessoa não tenha certeza das dívidas que possui, o BC desenvolveu uma página específica do Mutirão para que o possível devedor descubra se tem algo em aberto.

Pelo portal também será possível conferir se no seu caso vale a pena participar deste mutirão e qual parcela do orçamento pode ser destinada ao pagamento do acordo com o banco.

A iniciativa é um acordo de cooperação técnica do BC com a Febraban para realizar ações de educação financeira, que faz parte da agenda do Banco Central.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.