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Entenda o que muda na retomada das viagens a trabalho

Com a vacinação em andamento e o retorno dos trabalhos presenciais, as viagens a trabalho também ganharam força.

09/11/2021 16:30

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Entenda o que muda na retomada das viagens a trabalho

Entenda o que muda na retomada das viagens a trabalho Pexels

Com a melhora dos indicadores da Covid-19 e o avanço da vacinação, os brasileiros têm sentido mais conforto para viajar no curto prazo. A VOLL, plataforma de viagens e mobilidade corporativa, por exemplo, observou aumento de 40% no número de reservas de hotéis e de 20% na compra de passagens aéreas pelo seu aplicativo no primeiro semestre deste ano em comparação com o fechamento do semestre anterior.

Uma pesquisa realizada pela Global Business Travel Association (GBTA), maior associação profissional de viagens do mundo, concluiu que em maio deste ano 74% dos entrevistados já sentiram que seus funcionários estavam “dispostos” ou “muito dispostos” a viajar no ambiente atual, um aumento de 11 pontos percentuais em relação aos resultados da pesquisa feita em março de 2021. Além disso, 31% responderam que sua companhia estava trabalhando ativamente em um plano de retomada de viagens.

O estudo ainda prevê que, ao final deste ano, os gastos com viagens a trabalho terão um aumento de 21% em razão do processo de retomada da confiança do viajante corporativo. Em 2022, as expectativas são ainda maiores para a volta das reuniões presenciais e aquecimento das viagens internacionais.

O cenário ainda requer cuidados e adequações, mas agências de viagens, companhias aéreas e redes de hospedagem estão otimistas e começam a preparar o terreno para receber a nova demanda.

Entenda o que muda com a retomada das viagens corporativas

As despesas com viagens estão entre os maiores custos de uma empresa, mas a saúde deve ser priorizada. Portanto, no período pré-pandemia, o foco estava na diminuição de gastos. Agora, as companhias valorizam fornecedores que seguem protocolos sanitários com seriedade.

Um relatório publicado recentemente pela Deloitte revelou que os líderes de negócios mudaram as prioridades e adotaram formas radicalmente novas de operar em consequência da Covid-19. Em consonância com essa tendência, uma sondagem da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens) mostrou que política de saúde e higiene terá relevância decisiva na escolha dos serviços de viagens para mais de 50% das empresas respondentes.

Outras tendências, que já eram observadas, se intensificam neste momento. Embora a reunião on-line traga agilidade e facilite adequações de agenda, encontros presenciais continuam sendo essenciais para fechar negócios e estreitar relacionamentos. 

Muitas operações comerciais começam com um almoço ou um bate papo no coffee break de um evento, por exemplo, nuances que o virtual não consegue substituir. As viagens, contudo, passam a ser repensadas e usadas de forma mais estratégica.

Vale destacar ainda o atendimento humanizado e foco no usuário. Imprevistos em viagens sempre existiram e vão continuar: são casos como voos adiados por causa das condições climáticas ou o próprio executivo precisando remarcar por causa de novos compromissos. É importante a empresa ter um atendimento humano e disponível 24 horas por dia onde viajantes têm apoio total nos momentos de estresse.

Com informações Mundo RH

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