x

CAPITAL PAULISTA

Inflação dos alimentos é 10% mais altas para famílias de baixa renda, segundo índice

O poder de compra entre as famílias de renda mais baixa é o mais afetado na cidade de São Paulo.

10/11/2021 15:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Inflação dos alimentos é 10% mais altas para famílias de baixa renda, segundo índice

Inflação dos alimentos é 10% mais altas para famílias de baixa renda, segundo índice Pexels

A inflação em alta está impactando de diversas formas todos os setores da economia brasileira e para as famílias de baixa renda, essa situação é ainda mais agravada no cenário do poder de compra dos alimentos na capital paulista.

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), quando o assunto são os alimentos, a inflação é quase 10% maior entre as classes com renda menor.

Nos últimos doze meses, os preços dos produtos consumidos pelas famílias entre um a três salários mínimos subiram 14,26%, e os consumidos por famílias com salários superiores a R$8.800 registraram um aumento inferior, de 12,98%.

Essa diferença equivalente a quase 10% foi percebida pela Fipe, que notou ainda como a inflação geral também é maior nesses casos. Como os alimentos têm um espaço considerável no orçamento das famílias de baixa renda, o impacto é maior.

Entre os “culpados” pelo aumento na alimentação está a elevação dos preços das carnes, que impactou diretamente diversas faixas de renda.

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.