A Black Friday acontece, oficialmente, nesta sexta-feira (26), mas, antes mesmo de começar, a megaliquidação já promoveu um aumento de 40% no volume de reclamações de consumidores quando comparado ao ano passado.
A constatação é do site Reclame Aqui, que fez uma comparação, entre os dois anos, do período entre o meio-dia de quarta-feira e as 17h da quinta. Só no intervalo deste ano, foram registradas 4,4 mil queixas.
De acordo com o levantamento, o principal motivo é o atraso na entrega, que subiu mais de 160% quando a comparação é feita com o mesmo período em 2019.
Segundo o Reclame Aqui, o histórico da Black Friday no Brasil tinha um perfil diferente, que começou a mudar no ano passado. Antes, as queixas pelo atraso na entrega só começavam a se avolumar depois que a promoção acabava, nos dias e até semanas seguintes, quando os consumidores reportavam que não tinham recebido os produtos no prazo prometido.
As queixas giravam mais em torno de propagando enganosa, problemas com pagamento ou falta de produto neste momento da véspera. Mas, como os varejistas passaram a prometer prazos de entrega cada vez mais curto, as reclamações por atraso foram antecipadas.
A inflação também pode ter contribuído para a mudança: como os consumidores estão aproveitando os descontos da data para comprar até alimentos e produtos de higiene, itens que tradicionalmente têm entrega mais curta, as eventuais falhas no serviço vêm à tona mais cedo.
Fonte: com informações da Folha de S.Paulo