x

Fora do ar

Site do Ministério da Saúde sofre ataque hacker e sai do ar

Grupo responsável pelo ataque afirma que 50 terabytes de informações foram retirados do sistema.

10/12/2021 10:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Site do Ministério da Saúde sofre ataque hacker e sai do ar

Site do Ministério da Saúde sofre ataque hacker e sai do ar Pexels

O site do Ministério da Saúde está fora do ar. De acordo com o Estadão, o portal sofreu um  ataque hacker durante a madrugada desta sexta-feira (10).

Todos os portais da pasta, como o “ConecteSUS” e o “Portal Covid” também foram afetados e se encontram sem possibilidade de acesso.

O Lapsus$ Group, que assume a autoria do ataque cibernético, diz que 50 terabytes de informações foram retirados do sistema e estão em posse do grupo. “Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, diz a mensagem no site.

Ministério da saúde

O site do Ministério da Saúde sofreu um “ransomware”, ataque hacker caracterizado pela paralisação dos sistema seguido de um pedido de resgate para liberação. Diante da situação, empresas e agências atingidas devem tomar a difícil decisão sobre pagar ou não os hackers para remover a interrupção.

A AIG, uma das maiores seguradoras do mundo, diz que viu um aumento de 150% nos pedidos de resgate e extorsão entre 2018 e 2020. Os pedidos de resgate agora respondem por um em cada cinco pedidos de seguro cibernético, acrescentou a empresa.

O ataque aconteceu por volta da 1h da manhã. O alerta foi retirado do ar cerca de duas horas depois, mas o site continua indisponível.

Invasão

Esta não é a 1ª vez que este tipo de invasão ocorre em páginas do governo brasileiro. 

A rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional foi alvo de um ataque de ransomware em agosto do ano passado. 

Na ocasião, o Ministério da Economia informou que a ação não causou danos aos sistemas nem aos títulos do Tesouro.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.