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Ofertas de serviços na internet atraem MPEs

Atualmente, a criação de diversas empresas online com grande potencial de crescimento e que podem entregar ao mercado um serviço distinto propicia a micro e pequenas empresas um diferencial em qualidade e preço.

26/03/2012 21:07

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Ofertas de serviços na internet atraem MPEs

A Economia crescente do Brasil tem gerado novos Investimentos em áreas até então inexploradas de serviços.Com isso, esses empreendimentos podem crescer mais rapidamente e outros, que não teriam a oportunidade de inserir-se no mercado, hoje ganham possibilidade e confiança para inovar.
 
Essa nova onda de Serviços está sendo comandada pelas chamadas startups que, dentre suas características, destacam-se pelo ambiente jovem e empreendedor dos fundadores, a inovação dos projetos e o atendimento próximo ao cliente. Utilizando a internet como facilitador do processo, elas podem atender a poucos ou muitos clientes com praticamente o mesmo número de funcionários. 
 
Rafael Zatti, cofundador da startup ideias.me e especialista em crowdsourcing, define como essa diminuição nos custos do negócio deve aumentar a procura das micro e pequenas empresas. “ATendência é que cada vez mais as pequenas e médias empresas entendam que é mais fácil e mais barato para elas procurarem um serviço ou um produto numa startup do que numa grande organização.” Segundo Zatti, deve haver um crescimento e fortalecimento muito forte dessa relação nos próximos cinco anos.
 
Na opinião das startups, a visão é clara de que existe público tanto para quem utiliza a internet como forma de atuação quanto para os tradicionais serviços, dependendo do tipo de intervenção necessária. No entanto, por conta da carência de diferenciais dirigidos a micro e pequenas empresas, elas acreditam que o que chama a atenção é o serviço oferecido, que na maioria das vezes é diferente do que já foi proposto por algum outro empreendimento. Para Zatti, outro fator relevante na escolha das micro e pequenas empresas é a proximidade com o cliente que, inclusive, pode trazer uma solução mais personalizada, diferentemente dos grandes servidores. 
 
Dentre o público das startups, os que mais procuram são as micro e pequenas empresas. No caso da LikeStore, que atua com e-commerce em lojas virtuais criadas no Facebook, a faixa de investidores atinge 97% do total, estima o gerente de produto Ricardo Grandinette. Segundo ele, entrar com o negócio no ambiente virtual atingiu uma nova gama de consumidores. “Pesquisamos e vimos na rede social um importante espaço com uma grande demanda. Essa mudança do perfil econômico do brasileiro e a criação de micros e pequenas empresas foi o casamento perfeito para o nosso projeto”, acredita.
 
Alguns dos novos empreendimentos online já registram grande crescimento que dão a ideia da procura pelos seus serviços. A Logovia é um exemplo do quanto as micro e pequenas empresas estão buscando esse novo mercado. O site criado em agosto de 2011 permite a interação entre empresas que buscam soluções em identidade visual e designers gráficos, por um Preço proposto pelo cliente. 
 
A curiosidade de Pedro Renan, diretor de análise financeira e planejamento da empresa, sobre temas de inovação na internet fez nascer a ideia de iniciar o negócio. Para isso, convidou o amigo de infância em Fortaleza Davi Rocha, hoje diretor de comunicação e mídias sociais, e o colega no curso de Administração de Empresas Carmelo Queiroz, atual diretor de relacionamento e expansão, para fazer parte do projeto inicial. Entre os meses de outubro e dezembro do ano passado, a Logovia registrou um crescimento de 269% em faturamento. “As micro e pequenas empresas têm vontade de crescer, como observamos com a classe C. Quando você vem com um diferencial, elas te consomem. Antes era um serviço muito caro, mas hoje há alternativas”, destaca Queiroz, que atualmente está cursando mestrado em Administração e Controladoria no Canadá e enviando novidades de design e tendências para os colegas no Brasil. 
 
Facilidade de uso é um dos atrativos
 
Para atrair um público cada vez maior de micro e pequenos empresários, as startups investem em ferramentas que trazem facilidade e simplicidade ao usuário. Dessa forma, o cliente não precisa de nenhum conhecimento específico em informática para saber usá-lo. “Temos dobrado oFaturamento da empresa anualmente. Para isso, um dos nossos grandes compromissos é com a autonomia e a agilidade para o cliente, além do suporte humano e próximo”, destaca Pedro Axelrud, sócio- fundador da Mailee, ferramenta de e-mail Marketing 2.0, com criação de templates, envio de mensagens e acompanhamento de resultados. 
 
A Sympla, ferramenta para organização de eventos culturais ou empresariais, também aposta no que chamam de simplicidade e 100% de autosserviço para satisfazer os clientes. Segundo Rodrigo Cartacho, cofundador do site, o importante é fazer com que o usuário não precise entrar em contato com a Sympla em nenhum momento, embora, quando sentir necessidade, possa solicitar o atendimento personalizado existente.

Fonte: Jornal do Comércio - RS

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