A Caixa Econômica Federal começou a realizar os pagamentos do abono salarial do PIS nesta terça-feira (8).
O Portal Contábeis listou cinco formas para que você possa consultar se tem direito ao PIS e o valor que irá receber. Confira.
Caixa tem
O Caixa Tem é um aplicativo de serviços sociais e transações bancárias, lançado em 6 de abril de 2020. Está disponível para Android e iOS. Para consultar o valor do PIS você deve:
- Acessar o aplicativo Caixa Tem;
- Insirir o CPF e senha de acesso aos serviços Caixa para logar;
- Clicar em “Não sou um robô”;
- Na lista de serviços disponíveis, clicar em “Abono Salarial”.
CTPS Digital
Outra forma de consultar se você tem direito ao PIS é pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Veja como fazer:
- Acesse o aplicativo CTPS Digital;
- Clique na aba "Benefícios", onde constam informações sobre o abono salarial, benefício emergencial e seguro-desemprego.
Gov.br
Também é possível consultar o saldo pelo Gov.br:
- Acesse o site https://servicos.mte.gov.br/;
- Faça login com o seu cadastro no acesso.gov.br.
Após logar pelo site, é possível conferir o abono PIS. Veja:
Site da Caixa
Outra forma de consultar o valor do PIS é pelo próprio site da Caixa. Basta consultar pelo Pis, pelo CPF ou número do NIS.
Telefone
Para quem prefere pelo telefone, basta ligar para 158 e informar os seus dados.
Depósito PIS
Os trabalhadores que possuem conta-corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente em sua conta, de acordo com o mês de nascimento e o calendário de pagamentos.
Quem não possui conta na Caixa receberá os valores por meio da Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa e que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
Caso não seja possível a abertura da conta digital, o dinheiro ficará disponível para saque presencial nas agências da Caixa, casas lotéricas, terminais eletrônicos e correspondentes Caixa Aqui.
Como sacar o PIS
Trabalhadores que possuem conta-corrente ou poupança na Caixa e tiveram o valor depositado nesta terça podem sacá-lo com o cartão magnético e documento de identificação nas agências da Caixa, casas lotéricas, terminais eletrônicos e correspondentes Caixa Aqui.
Quem recebeu pela Poupança Social Digital pode movimentar o valor no aplicativo Caixa Tem.
Caso o trabalhador não tenha conta na Caixa e o banco não tenha conseguido abrir a poupança digital em seu nome, o saque pode ser realizado presencialmente na agência com apresentação do número do PIS e um documento oficial com foto, como RG ou carteira de motorista.
Também é possível sacar usando o Cartão do Cidadão com a senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e postos Caixa Aqui, de acordo com o calendário de pagamento.