x

Câmara dos Deputados

INSS: projeto quer garantir aposentadoria por incapacidade permanente se perícia demorar mais de 90 dias

Proposta que tramita na Câmara dos Deputados altera a lei que trata do Regime Geral da Previdência Social; entenda.

22/02/2022 15:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
INSS: projeto quer garantir aposentadoria por incapacidade permanente se perícia demorar mais de 90 dias

INSS: projeto quer garantir aposentadoria por incapacidade permanente se perícia demorar mais de 90 dias Pexels

Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4514/21 que visa fixar em 90 dias o prazo para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realize a perícia médica para a concessão de auxílio por incapacidade temporária ou de aposentadoria por incapacidade permanente.

O texto, de autoria do deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA), altera o Regime Geral da Previdência Social (RGPS - Lei 8.213/91).

A proposta prevê que, caso a perícia médica federal não seja realizada no prazo, a contar da data da requisição, os segurados passam a ter direito ao benefício condicionado à perícia: auxílio por incapacidade temporária ou aposentadoria por incapacidade permanente.

"Os atrasos na realização dos exames na via administrativa são constantes e cresceu de forma avassaladora com o fechamento do INSS para atendimento presencial em decorrência da pandemia da Covid-19”, observa o autor da proposta.

"Sabemos da demanda crescente e que a autarquia carece de servidores, no entanto, a natureza jurídica é alimentar e essa não é passível de espera”, conclui.

O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Custeio das perícias médicas

No início do mês, o Senado aprovou um projeto que prorroga até o fim de 2024 a garantia de custeio das perícias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) . 

Essas perícias são necessárias nos processos judiciais que envolvem benefícios por incapacidade e serão custeadas pelo Poder Executivo federal. O PL 4491/2021, de autoria do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), foi relatado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e agora segue para a análise da Câmara dos Deputados.

Segundo o autor, o objetivo da matéria é evitar um colapso das perícias do INSS. Petecão explicou que o projeto é uma consequência indireta da Emenda Constitucional 95, de 2016, que instituiu por 20 anos um teto de gastos no orçamento federal. 

Saiba mais em: 

Perícia INSS: Senado aprova garantia de custeio de avaliação médica pelo Executivo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.