x

ECONOMIA

Selic a 11,75% no Brasil garante segundo lugar no ranking dos maiores juros reais, perdendo só para Rússia

O Brasil já chegou a ficar em primeiro lugar no ranking dos maiores juros reais do mundo.

18/03/2022 10:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Brasil ocupa segundo lugar no raking de maiores juros

Selic a 11,75% no Brasil garante segundo lugar no ranking dos maiores juros reais, perdendo só para Rússia Pixabay

Nesta semana, o comitê do Banco Central (BC) anunciou o reajuste da taxa Selic, taxa básica de juros do país, principal ferramenta para o combate à inflação, elevando de 10,75% para 11,75%.

Apesar de seu nono aumento consecutivo, e sem previsão para fim do ciclo de alta, o Brasil perdeu o primeiro lugar no ranking de países com maiores juros reais do mundo para a Rússia.

Devido a guerra, o país segue sofrendo uma série de sanções, incentivando o governo local a aplicar altos juros e, portanto, ultrapassando o Brasil no ranking, que agora ocupa a segunda posição.

A mudança na Rússia aconteceu no último dia de fevereiro deste ano, quando o banco central do país anunciou mudanças bruscas nas taxas com objetivo de apoiar a estabilidade financeira dos preços e proteger a economia dos cidadãos.

Os dados são do levantamento da Infinity Asset, que mediu os juros reais dos países, obtidos a partir da subtração da taxa de juros pela projeção de inflação para os próximos 12 meses.

O estudo usou como base as informações do relatório Focus, do BC, e estimou que os juros reais para os próximos meses seriam de 7,10%, perdendo para a Rússia que alcança os 30,07%.

Mesmo com uma diferença que parece distante do primeiro para o segundo lugar, o terceiro colocado do ranking, a Colômbia, apresenta juros reais de apenas 3,65%, metade do número do Brasil.

Avaliando a taxa em si (juros nominais), o Brasil é o quarto colocado, perdendo para Argentina, Rússia e Turquia.

Em fevereiro deste ano, o país ocupava o primeiro lugar no ranking de piores juros reais do mundo, com 6,26% e a Rússia em segundo lugar com 4,67%.

Com informações CNN Business

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.