A plataforma oficial do governo federal, SouGov.br, destinada a servidores públicos federais, ultrapassou neste mês de março mais de 1 milhão de cadastros, alcançando 70% dos 1,3 milhões de servidores ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo Federal.
A ferramenta alcança boa parte do público-alvo previsto em menos de um ano de funcionamento, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Economia nesta segunda-feira (21).
Também disponível na loja de aplicativos para smartphones, o sistema oferece atualmente em um só lugar mais de 40 serviços digitais aos servidores públicos federais.
Lançado em maio de 2021, o SouGov.br surge para substituir o Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe), utilizado até então para relacionamento e prestação de informações aos funcionários públicos.
Recursos do SouGov.br
Na plataforma ou aplicativo do SouGov.br, o servidor poderá solicitar pedidos de licenças, entregar atestados médicos, obter informe de rendimentos para o Imposto de Renda e outras 37 funcionalidades.
De acordo com o Ministério da Economia, o app logo será ampliado e oferecerá novos recursos aos servidores, como pedidos de licença para capacitação, registro de ponto eletrônico, pedidos de férias e mais. Para acessar, basta fazer um cadastro do Portal Gov.br
A proposta é migrar todas as funções do Sigepe e disponibilizar na nova ferramenta em um curto período de tempo.
Segundo o governo, entre as vantagens da digitalização dos serviços da Administração Pública Federal, estão a redução da burocracia e facilidade no acesso de informações e solicitações, e a possibilidade de remanejamento de servidores de atividades operacionais internas para funções mais estratégicas.