x

Bom humor e descontração, usados com moderação, são elementos que ajudam a alavancar a carreira

Enfrentar os desafios do dia a dia não é nada fácil. Mas é possível fazer com que a tarefa seja menos pesada.

29/03/2012 21:58

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Bom humor e descontração, usados com moderação, são elementos que ajudam a alavancar a carreira

Enfrentar os desafios do dia a dia não é nada fácil. Mas é possível fazer com que a tarefa seja menos pesada. Um dos segredos para isso é o bom humor. Manter um comportamento leve e tranquilo ajuda no cumprimento das obrigações diárias e melhora a produtividade. Pense na sensação que você tem depois de uma gargalhada. É boa, não é? A liberação do riso ajuda no relaxamento muscular, os pontos tensos se dissolvem, diminui os níveis de estresse e reduz a pressão arterial.

Os americanos Adrian Gostick, especialista em análise organizacional, e Scott Christopher, humorista, autores do livro The Levituy Effect ("O Efeito Leveza", publicado nos Estados Unidos e Canadá pela John Wiley & Sons), acreditam que manter o espírito leve ajuda no desenvolvimento profissional. E isso não vale só para o comportamento pessoal, mas para o ambiente de trabalho também, segundo os escritores. Com a satisfação em alta, a produtividade aumenta, o faturamento cresce e todos têm mais motivos para dar risadas. Uma pesquisa citada no livro diz que o aumento de cerca de 10% na satisfação dos funcionários no trabalho aumenta em aproximadamente 40% a produtividade.

E cair nas graças dos superiores pelo bom humor pode ser muito vantajoso. Um estudo da consultoria americana Hodge-Cronin & Associates revelou que pessoas com este perfil têm mais chances de serem contratadas e promovidas. Mas não vá pensando em sair pelos corredores da empresa às gargalhadas e contando piadas a qualquer momento. Há bom senso para tudo. Scott ressalta que ser uma pessoa alto astral não significa ser o palhaço do pedaço. Leveza tem a ver "com a vontade de encarar os problemas com otimismo sem deixar de apresentar bons resultados", diz o especialista em humor.

Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Se você não for um piadista por natureza, não tente ultrapassar seus limites, sob o risco de se tornar inconveniente e inapropriado. Se você fizer parte do grupo dos mal-humorados, Scott lembra que "a leveza é um exercício que precisa ser praticado todos os dias". Rir faz bem para a saúde, para a alma e para a carreira.

Fonte: CRC - SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.