x

Gabarito do Exame de Suficiência deve sair em até 20 dias

Mais de oito mil pessoas fizeram, no dia 25 de março, o Exame de Suficiência para profissionais da Contabilidade no Estado de São Paulo, 3.600 só na capital.

29/03/2012 22:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Gabarito do Exame de Suficiência deve sair em até 20 dias

Mais de oito mil pessoas fizeram, no dia 25 de março, o Exame de Suficiência para profissionais da Contabilidade no Estado de São Paulo, 3.600 só na capital. Entre 8h30 e 12h30, os candidatos responderam 50 questões, técnicas e de Língua Portuguesa Aplicada. A prova avalia os conhecimentos básicos do profissional e para ser aprovado, o candidato precisa acertar 50% das questões. Segundo o coordenador estadual da Fundação Brasileira de Contabilidade, José Joaquim Boarin, "as questões com complexidade alta são poucas; as de complexidade baixa estão num número razoável. Não é nenhuma prova para reprovar aluno".

A realização do Exame passou a ser obrigatória pela Lei nº 12.249, aprovada em 2010. Para emitir o registro profissional pelos Conselhos Regionais de Contabilidade, além da formação escolar, a pessoa precisa ser aprovada no Exame. Boarin ressalta que "só pode exercer a profissão (na área contábil) quem estiver registrado em Conselho. Se não tiver o registro e estiver fazendo Contabilidade, ele é passível de punição. Ele e o contratante".

Na primeira edição da prova no ano passado, o índice de aprovação foi de apenas 30% e na segunda, 50%. A expectativa de Boarin é que o resultado seja melhor desta vez. A vice-presidente de Desenvolvimento do CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), Marcia Ruiz Alcazar, também está confiante num resultado positivo, mas considera que ainda há muito a ser feito, tanto por parte dos alunos quanto das instituições de ensino. "Manter-se atualizado, preparar-se para o Exame e participar das atividades de educação continuada oferecidas pelo CRC SP pode ser um grande diferencial para quem quer ingressar num mercado em expansão", salientou Marcia.

O estudante Rodrigo Mineichi, 23, cursa o último ano de Ciências Contábeis e considerou o grau de dificuldade da prova bem elevado. Ele disse que "as faculdades precisam se adequar para atender as exigências do Exame". Juliana Tami Ferreira, 21, que está no último semestre da faculdade, submeteu-se à avaliação pela segunda vez e achou esta bem mais difícil. Ela e o colega Cassiano Mascaro, 33, saíram do local de prova conferindo as respostas. A estudante Safira Narazaki, 37, que fez a prova para Técnico em Contabilidade, disse que procurou o curso em uma das Etecs (Escola Técnica Estadual) para poder desenvolver melhor seu trabalho em TI: "precisava me adequar à linguagem dos Contadores". Apesar dos relatos sobre a dificuldade do Exame, o Técnico em Contabilidade Flavio Hajime Jimbo, 48, formado no segundo semestre do ano passado, disse que o segredo para alcançar um bom resultado é "relaxar, ter paciência e ficar calmo".

Os candidatos foram unânimes sobre a importância do Exame: é um recurso para selecionar os bons profissionais. Muitos deles já trabalham na área e se interessaram pela carreira ao acompanhar o dia a dia nos escritórios. É o caso de Lígia Neuman Tomasin, 25, que se forma no primeiro semestre deste ano. O mercado de trabalho amplo foi um dos atrativos para que ela se decidisse pela Contabilidade. No ano passado, as escolas de nível médio e ensino superior formaram entre 50 mil e 70 mil profissionais contábeis. Para Boarin, é bastante razoável que tenham sido mais de 30 mil inscrições para esta edição do Exame de Suficiência.

Os candidatos podem acompanhar pelo Portal do CRC SP a divulgação do gabarito. Conforme o edital, o gabarito será divulgado 20 dias depois do Exame.

Fonte: CRC - SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.