x

A PARTIR DE 1º DE ABRIL

BC: servidores anunciam greve e afastamento deve impactar Pix, Real Digital e relatórios mensais

Servidores do Banco Central (BC) anunciaram greve para a próxima sexta-feira (1º) e exigem reajuste salarial de 26%.

29/03/2022 14:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Servidores do BC anunciam greve

BC: servidores anunciam greve e afastamento deve impactar Pix, Real Digital e relatórios mensais Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Os servidores do Banco Central (BC) anunciaram nesta segunda-feira (28) que entrarão em greve por tempo indeterminado a partir da próxima sexta-feira, dia 1º de abril.

Essa é a primeira categoria do funcionalismo público federal a aderir a uma greve por reajuste salarial, que exige aumento de 26,3% dos salários, além da reestruturação da carreira internamente. Atualmente, um analista do BC recebe em média R$26 mil por mês.

O movimento foi aprovado em assembleia da categoria, que busca a extensão, para os funcionários do órgão, dos aumentos aprovados para os policiais federais no Orçamento de 2022.

Dos quase 1,6 mil servidores que votaram, 82% optaram pela paralisação total das atividades.

A categoria já vinha fazendo paralisações diárias desde o dia 17 de março, das 14h às 18h, atrasando a entrega de indicadores e com equipes reduzidas. Relatórios do Copom e boletim Focus já sofreram o impacto desses atrasos.

O órgão já alertou que não divulgará as diversas estatísticas mensais previstas para esta semana, assim como contatos com a imprensa também devem ser afetados.

Além disso, como consequência da greve, a implementação de novos serviços do Pix previstos para este mês serão suspensos, e o impacto também será sentido no projeto de criação do real digital.

De acordo com entidades que representam os trabalhadores do Banco Central, o presidente do órgão, Roberto Campos Neto, fez reunião no sábado (26) com servidores para discutir as solicitações, mas as conversas não avançaram, resultando na decisão pela greve nesta segunda-feira (28).

O BC ainda não se pronunciou sobre a paralisação dos servidores e quaisquer medidas de contingência.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.