x

ECONOMIA PARA OS BRASILEIROS

Tarifa extra na conta de luz chega ao fim no dia 16 de abril

Governo anuncia fim da tarifa de escassez hídrica, vigente desde setembro do ano passado.

07/04/2022 10:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Bandeira de escassez hídrica chega ao fim no dia 16 de abril

Tarifa extra na conta de luz chega ao fim no dia 16 de abril Pexels

O Governo Federal  anunciou nesta quarta-feira (6) o fim da tarifa extra na conta de luz para os consumidores brasileiros, que cobrava um valor adicional de R$14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A medida que implementou a bandeira de escassez hídrica entrou em vigor em setembro de 2021 e será encerrada a aplicação no dia 16 de abril deste ano, dando um alívio ao bolso da população.

"Bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16/4. A conta de luz terá redução de cerca de 20%", afirmou o presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais. Na sequência, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou uma nota oficial confirmando o fim da bandeira.

A bandeira de escassez hídrica foi necessária após uma crise hidrológica no país que afetou severamente o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas no ano passado, principais responsáveis pela geração de energia elétrica no Brasil.

Segundo nota do MME, essa foi a pior seca vista em 91 anos.

"Em 2021, o Brasil enfrentou a pior seca já registrada na história. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis e o governo federal teve que tomar medidas excepcionais”.

Ainda em nota, o ministério disse que o reservatório da usina de Furnas terminou o mês de março com volume útil acima de 80%, justificando o fim da taxa extra.

A perspectiva do governo, neste momento, é de que a bandeira verde vigore até o final do ano.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.