x

ECONOMIA BRASILEIRA

Rentismo: seu retorno e possíveis problemas para a economia brasileira

Para o País, o rentismo pode desestimular o crescimento econômico, o ganho produtivo e a criação de mais empregos.

21/04/2022 10:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Com o retorno do rentismo, possíveis problemas podem surgir na economia brasileira

Rentismo: seu retorno e possíveis problemas para a economia brasileira Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Os ganhos por meio de aplicações financeiras de renda fixa, tem se tornado, por anos seguidos, a forma mais segura e lucrativa de sustentar o capital entre os brasileiros, levando em consideração a inflação e taxas de juros elevadas.

Mas, em um cenário de juros modestos e com opções como a aplicações na Bolsa, dólar e criptomoedas, a ideia clássica do rentismo passou a ser uma opção antiga e restrita a investidores de padrão mais conservadores.

Considerando a nova política de juros do Banco Central (BC) e a expectativa de a Selic se aproximar dos 13% até o final de 2022, a situação mudou e o país retomou a lógica em que o dinheiro rende por si só no ritmo de aproximadamente 1% ao mês.

Não surpreendentemente, a renda fixa acumula, no primeiro trimestre do ano, o maior alcance líquido entre as classes de ativos, enquanto fundos e ações sofreram com retiradas de dinheiro.

Retorno do rentismo

Entre as mais elevadas conquistas recentes está a expansão do mercado de capitais, que injetou consideráveis recursos em empresas e negócios país afora.

Muitos dos investidores foram justamente os responsáveis por levar a Bolsa de Valores brasileira a registrar um aumento inédito no número de pessoas físicas comprando e vendendo ações.

Como principal gerador desse movimento estava a Selic na mínima histórica de 2%, ao fazer com que a renda fixa deixasse de entregar rendimentos acima da inflação.

Segundo o dono do canal Simplesmente Investidor, ativo participante da Fintwit, comunidade financeira no Twitter, e investidor, Yago Pacheco Teixeira, “vivemos um movimento natural de migração para a renda fixa, em que muitos desses investidores recém-chegados ao mundo das ações vendem suas participações na bolsa para colocar na renda fixa”.

Cenário econômico atual

Com a persistência da inflação, a alta traz preocupações de que o cenário atual possa perdurar por longo tempo.

Pensando nisso, a expansão nos preços foi alimentada primeiramente pelo descompasso global entre demanda e oferta de produtos e serviços, além das dificuldades de logística causadas pela pandemia.

Isso acabou por contribuir com o dólar, que disparou no Brasil entre 2020 e 2021.

Para a analista de renda fixa e cofundadora da empresa de análise Nord Research, Marilia Fontes, o mundo também passou a viver com um nível de inflação que já tínhamos aqui. Agora, os países estão tendo de reajustar a rota”.

Mercado de investimentos

A inflação medida pelo IPC atingiu, no Brasil, o patamar de 10,75% no acumulado de doze meses até fevereiro.

Isso porque, o mercado projetava no início do ano uma taxa de 5,6% para 2022, mas em um mês essa estimativa já aumentou para 6,86%, muito acima da meta do BC.

Para desestimular o aumento dos preços e ainda trazer rendimento real aos investidores, a Selic precisa ficar posicionada acima do IPCA.

Em um cenário mais otimista, a estimativa é que os juros permaneçam acima dos 10% pelo menos até a metade do próximo ano, e se acomodem a partir de 2024. 

Assim, para o especialista em renda fixa e multimercados do banco de investimento BNP Paribas Asset Management, Gilberto Kfouri, “na melhor das hipóteses, a Selic volta a 7%”.

No mês passado, março, o BC americano elevou, pela primeira vez em quatro anos, a taxa de 0,25% ao ano.

Assim, existe uma expectativa de um novo aumento no fim do mês de abril,onde analistas estimam mais de 0,5 ponto percentual de aumento.

E ainda para piorar, caso a inflação fora do Brasil permaneça elevada, esse movimento tende a continuar.

Caso isso se confirme, é possível que os juros no Brasil aumentem ainda mais em uma roda-viva bastante negativa.

Com informações da Veja

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.