x

Saque extraordinário

FGTS 2022: saiba quem ficará sem o pagamento automático e o que fazer

Trabalhador que desistiu do saque emergencial em 2020 terá de fazer pedido para ter valores neste ano; confira o passo a passo para solicitar.

03/05/2022 14:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
FGTS 2022: saiba quem ficará sem o pagamento automático  e o que fazer

FGTS 2022: saiba quem ficará sem o pagamento automático  e o que fazer Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O governo federal já liberou os pagamentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) extraordinário de 2022. Contudo, trabalhadores que optaram por não sacar o FGTS emergencial de 2020, ficarão sem o crédito automático neste ano.

Esses profissionais que desejam pegar o valor extraordinário de até R$ 1.000 precisarão fazer a solicitação do saque. 

Para os demais, o pagamento será feito automaticamente entre os dias 15 de abril e 20 de junho, em conta-poupança social digital aberta no Caixa Tem.

O dinheiro é liberado conforme o mês de nascimento, mas quem devolveu o FGTS emergencial ou optou por não sacar na ocasião precisa fazer o pedido à Caixa para ter o FGTS extraordinário. 

Dependendo de quando fizer o pedido ou a regularização do cadastro, "o crédito será realizado no Caixa Tem na próxima janela de processamento", segundo a Caixa.

Em geral, os pagamentos do FGTS são feitos às quartas e sábados, conforme calendário definido pelo banco. O dinheiro é depositado no Caixa Tem e pode ser movimentado imediatamente, com compras pela internet ou estabelecimentos que aceitem a poupança digital, pagamento de contas e transferência ou saque dos valores.

Os trabalhadores terão até 15 de dezembro para solicitar o dinheiro ou aceitar o depósito automático. 

Quem não quiser o crédito deve desfazer o pagamento no app FGTS até 10 de novembro. Já quem não sacar terá os valores devolvidos à conta, sem prejuízos, diz o banco estatal.

Como saber se preciso fazer a solicitação do FGTS 2022

Para saber se precisará solicitar o saque do FGTS extraordinário de 2022, o cidadão precisa fazer uma consulta pelo site fgts.caixa.gov.br ou pelo app FGTS, disponível na loja de aplicativos do celular. 

No site, é possível saber se tem direito de receber o Fundo de Garantia. Pelo aplicativo, há mais funcionalidades. É possível fazer a consulta dos valores, solicitar o desfazimento do crédito, atualizar dados para receber os valores e ver a data em que o crédito estará disponível.

Para quem tiver direito de receber automaticamente, após a consulta, aparecerá a data em que o dinheiro será liberado e uma mensagem informando que, caso mude de ideia, é possível cancelar o crédito automático. Para os demais, não haverá essa mensagem.

Passo a passo para quem precisa solicitar o FGTS 2022

  • Acesse ou baixe o aplicativo FGTS (caso já tenha o aplicativo e seja necessário, faça a atualização)
  • Depois de baixar ou atualizar, clique em "Entrar no aplicativo" e, depois, em "Continuar"
  • Informe o CPF, vá em "Não sou um robô" e clique em "Próximo"
  • Digite sua senha e vá em "Entrar"
  • O app poderá trazer explicações sobre a nova modalidade de saque; clique em "Entendi"
  • Na página inicial, vá em "Saque Extraordinário"
  • Na próxima tela, aparecerá a informação de quanto você poderá sacar
  • Para saber de quais contas o dinheiro será retirado, clique em "Ver contas FGTS liberadas"
  • Caso o depósito não tenha ocorrido de forma automática, o sistema informará que é preciso solicitar o saque; se for este o caso, vá em "Solicitar saque", abaixo, em laranja
  • A única opção é depositar o valor em uma conta-poupança social da Caixa, movimentada pelo Caixa Tem
  • Se quiser os valores, vá em "Confirmar"
  • Aparecerá a seguinte mensagem: "A Caixa irá processar a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta"

Leia também:

Veja calendário de saque do FGTS 2022 

Fonte: com informações da Folha

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.