x

Fazenda prepara desoneração tributária para próxima semana

Ministério da Fazenda deve anunciar a desoneração de alguns fabricantes, zerando a contribuição do inss sobre a folha de pagamento.

03/04/2012 22:26

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Fazenda prepara desoneração tributária para próxima semana

O Ministério da Fazenda deve anunciar na semana que vem a desoneração da folha de pagamentos para os fabricantes de máquinas e equipamentos, autopeças, têxtil, móvel, aeroespacial (basicamente Embraer), e a indústria naval. Estes setores devem ter zerada a contribuição ao INSS de 20% que incide sobre a folha de pagamentos, que passará a ser substituída por uma alíquota de 1% sobre o faturamento bruto. As exportações estarão isentas da nova contribuição. Segundo afirmou ao Valor uma fonte na Fazenda, "restam apenas os últimos detalhes técnicos" para consolidar as medidas que serão anunciadas na próxima semana pelo governo.

Ontem, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, recebeu os empresários da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), que também querem ser incluídos nas medidas de desoneração da folha de pagamentos. Hoje estarão com o governo os empresários de material de construção.

Todas as associações e sindicatos patronais que se reuniram com Mantega entre a semana passada e ontem assinaram um documento explicitando o interesse nas medidas - o ministro quer evitar a repetição do caso da indústria têxtil, que no ano passado declinou, no último minuto, de ser incluído nas medidas.

Os empresários da indústria de máquinas e equipamentos apresentaram a Mantega um estudo que prevê a contratação de 50 mil trabalhadores formais em dois anos caso o governo substitua a alíquota de 20% sobre a folha de pagamento por uma alíquota de 1% sobre o faturamento bruto.

Fonte: Valor Econômico

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.