x

REAJUSTE SALARIAL

Auxiliares da presidência afirmam que não haverá reajuste aos servidores públicos

Confira qual foi a solução sugerida pelo governo para suprir as exigências da categoria.

02/06/2022 15:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Bolsonaro avaliar trocar reajuste salarial por aumento no vale-alimentação

Auxiliares da presidência afirmam que não haverá reajuste aos servidores públicos pixabay

Auxiliares do presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmaram que o reajuste salarial linear de 5% para os servidores públicos federais, porcentagem que já era considerada baixa pelas categorias, não deve ser implementado.

Como o reajuste não vai acontecer neste momento, o governo pretende buscar outras formas de compensar o funcionalismo.

Uma das  sugestões, que deve ser anunciada ainda nesta quinta-feira (2), é um aumento no vale-alimentação para a categoria. 

Em relatos feitos à CNN, os auxiliares do presidente comentaram que ainda não está definido se o anúncio da decisão será feito pelo mandatário do Palácio do Planalto ou pela equipe econômica, mas a avaliação levada ao presidente é de que não há mais como empurrar a divulgação.

Em meio à pressão por ter prometido aumento apenas para as forças policiais, Bolsonaro chegou a anunciar um reajuste linear para todas as carreiras, mas foi obrigado a recuar diante do diagnóstico apresentado pelos ministérios.

No início da semana, Bolsonaro editou um decreto com bloqueio de R$ 8,2 bilhões no Orçamento, valor abaixo do que estava previsto para conseguir acomodar o reajuste salarial.

A decisão do presidente foi baseada no fato de uma série de ministros informarem, oficialmente, ao Palácio do Planalto que não conseguiriam ‘sobreviver’ aos cortes orçamentários –apontando, inclusive, para paralisia em determinados projetos caso abrissem mão de parte de seus recursos.

Na semana passada, aliados de Bolsonaro disseram à CNN que o presidente só levaria o aumento salarial adiante se tivesse o “ok” dos ministérios que entraram na lista de bloqueios. Oficialmente, o Planalto não se manifestou.

Com informações CNN

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.