x

VALE-REFEIÇÃO

Com inflação nas alturas, vale-refeição dura apenas 13 dias para os trabalhadores

Novo levantamento do Sodexo revela que os colaboradores precisam tirar do próprio salário para continuar se alimentando durante os dias úteis de trabalho.

15/07/2022 10:10

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Com inflação em alta, vale-refeição dura 5 dias a menos

Com inflação nas alturas, vale-refeição dura apenas 13 dias para os trabalhadores Pexels

A inflação no país segue sendo um desafio para o bolso dos brasileiros, que perdem cada vez mais poder de compra em suas rotinas e nem o vale-refeição, que ajuda tanto os trabalhadores, está imune à alta inflacionária.

Um levantamento feito pela Sodexo Benefícios e Incentivos, utilizando de base seus próprios clientes, mostra que devido à alta da inflação e a pandemia, a duração dos vales está bem mais curta.

Atualmente, o vale-refeição dos colaboradores está acabando bem mais cedo e nem consegue chegar até a metade do mês, durando uma média de apenas 13 dias. Antes da pandemia começar, o vale costumava chegar até o dia 18.

Com o reajuste dos preços nos alimentos e o custo médio da refeição fora de casa já chegar a R$40, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT), o vale-refeição não consegue suprir as necessidades de quem precisa almoçar fora de casa e acaba tendo que desembolsar mais para comer.

Considerando apenas os dias úteis, em média 22 por mês, se o vale dura apenas por 13 dias, o trabalhador precisa bancar do seu próprio salário 9 dias de alimentação.

No primeiro trimestre deste ano, as empresas reajustaram em média 7,42% do valor pago a título de vale-refeição tentando auxiliar nesta alta inflacionária, mas ainda assim o colaborador enfrenta este desafio para se alimentar dentro e fora das empresas.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.