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Pesquisa da Febraban aponta que 7 em cada 10 transações bancárias são feitas pelo digital

Além da movimentação financeira, os brasileiros estão utilizando o digital para abrirem suas contas nas instituições bancárias.

22/07/2022 17:00

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 7 em cada 10 transações bancárias são feitas pelo digital

Pesquisa da Febraban aponta que 7 em cada 10 transações bancárias são feitas pelo digital Pexels

A facilidade de ter praticamente todas as funções bancárias na palma da mão, a qualquer momento, com os smartphones e internet banking, está conquistando cada vez mais espaço entre os brasileiros. Atualmente, sete em cada dez pessoas preferem utilizar o digital para fazer transações bancárias.

De acordo com uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com a Deloitte, o uso de canais digitais  para realização de operações bancárias está cada vez mais dominante no Brasil.

De 2020 para 2021, a fatia das transações feitas no mobile, que envolveram alguma movimentação financeira, saiu de 18% para 24%. No internet banking, ficou estável, em 38%.

Considerados todos os canais, as transações registradas pelas instituições financeiras subiram 15%, para 119,5 bilhões. O mobile cresceu 28%, e foi a alavanca de crescimento do número de operações.

Transações de pagamento no mobile

As transações de pagamentos feitas em agências e postos de atendimento dos bancos caíram 20% entre um ano e outro. Em outros tipos de transação, como as contratações e as consultas, as variações foram diferentes, com queda de 12% e alta de 1%, respectivamente.

Além disso, 93% das transações de crédito já são feitas através do digital. Entretanto, nos seguros, 80% das contratações são feitas através das agências, e apenas 14% em canais digitais, o que inclui mobile e internet banking.

Abertura de contas nos canais digitais

Os brasileiros já abrem mais contas bancárias através de canais online do que pelos meios físicos. No ano passado, foram 10,8 milhões de contas abertas no digital, e 9,9 milhões, pelos meios físicos. Foi a primeira vez que isso aconteceu.

Em relação a 2020, houve um crescimento de 66% na abertura de contas através do online, enquanto a abertura em canais físicos cresceu 16%. Além de fintechs, os bancos tradicionais também abrem contas pelo digital - alguns deles pelo WhatsApp, inclusive.

Open banking

O compartilhamento de dados pelos clientes do sistema financeiro brasileiro através do open banking tem avançado, embora ainda alcance uma pequena parte deles, segundo os dados da pesquisa.

De dezembro de 2021 a abril de 2022, houve uma alta de 18% no compartilhamento de dados por pessoas físicas no open banking.

No último mês de abril, 644 mil pessoas físicas haviam concordado em compartilhar seus dados entre as instituições financeiras. Nas pessoas jurídicas, eram 4 mil. Entre pessoas físicas, 95% concordaram em compartilhar os limites por 12 meses, índice que fica em 92% entre as pessoas jurídicas.

Ao mesmo tempo, tem aumentado o percentual de brasileiros que concordam em compartilhar outros dados para além dos obrigatórios (como os dados cadastrais). De dezembro a abril, passaram de 28% para 33% a quantidade de pessoas físicas que compartilharam dados da conta, por exemplo.

No cartão de crédito, o índice foi de 20% para 22%. Nas operações de crédito, passou de 18% para 22%.

Com informações Estadão

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