O Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo do mês de agosto, é uma das datas que mais aquecem o varejo brasileiro.
Em 2021, segundo dados do SimilarWeb, o faturamento do período superou R$ 6,2 bilhões e teve aumento de 15,99% comparado a 2020.
De acordo com a CNDL Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), neste ano, a data deve levar mais de 100 milhões de pessoas às compras e promete movimentar mais de R$ 24 bilhões no comércio eletrônico e físico.
“É uma boa oportunidade para o vendedor online realizar ações que potencializem as vendas e aumentem o alcance de seus produtos e de sua marca nas lojas e nos marketplaces”, comenta o CEO e fundador da Universidade Marketplaces, plataforma digital especializada em cursos e mentorias para aceleração dos negócios em marketplaces, Alexandre Nogueira.
O especialista, que também é consultor oficial do Mercado Livre e influenciador da Americanas, lista quatro dicas para ajudar vendedores de marketplaces a aproveitarem a data para aumentar as vendas. Confira:
Fique de olho na concorrência
“Dos vendedores principiantes aos mais experientes, é sempre necessário estar atento às movimentações da concorrência. Isso pode ajudar na comparação do seu próprio desempenho, além de trazer ideias interessantes para a forma de vender ou apresentar produtos”, explica Alexandre.
Outro cuidado importante destacado pelo especialista é definir o segmento de atuação do vendedor. Com um nicho definido, fica mais fácil identificar as melhores plataformas para se usar, principais tendências e estratégias de publicidade e vendas.
Imagem é “quase” tudo
“Se pela foto o produto não parecer legal, suas chances de vender vão diminuir”, alerta o CEO. “Fotos nítidas e com boa qualidade permitem que o consumidor identifique detalhes do produto e isso pode fazer a diferença na tomada de decisão da compra”.
Alexandre também destaca a necessidade de clareza na descrição do produto ofertado. “Quanto mais detalhes, informações e descrições o produto apresentar, o consumidor terá menos dúvidas. Isso pode facilitar a decisão dele e aumentar as suas chances de vender”.
Prazos, estoque e reputação
Estar atento aos produtos em estoque, organizar a postagem e acompanhar o processo de envio e entrega é essencial. Além de ser uma etapa da compra com grande influência na experiência do consumidor, a avaliação feita por um comprador pode afetar a reputação do vendedor dentro das plataformas e ser um fator determinante na decisão de outros clientes.
“Os consumidores optam pela entrega mais rápida e barata, mas é extremamente importante cumprir o prazo prometido”, reforça o especialista.
Use os marketplaces disponíveis
"Utilizar as maiores plataformas disponíveis é a maior vantagem competitiva que o vendedor terá. Elas já possuem seus próprios sistemas, usuários cadastrados e também parcerias com descontos e fretes diferenciados, que podem ajudar a aumentar as vendas no Dia dos Namorados e em outras datas”, sugere Alexandre.
No Brasil, existem dezenas de opções de marketplaces para se vender. Os maiores em atividade e resultados são: Mercado Livre, Shopee, Amazon, Magazine Luiza e Americanas.
Fonte: Natália Peixoto