x

ECONOMIA

Nova projeção do PIB para 2022 deve sofrer elevação, afirma presidente do BC

O presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, afirmou que a projeção atual do banco está um pouco acima de 2%.

20/08/2022 10:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
BC eleva expectativa do PIB para 2022

Nova projeção do PIB para 2022 deve sofrer elevação, afirma presidente do BC Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Banco Central (BC) está revisando sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, estimando uma pequena elevação do valor projetado anteriormente. Atualmente, o órgão espera um crescimento de 1,7% no PIB de 2022.

A afirmação foi feita pelo presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, durante participação em evento promovido pelo banco BTG Pactual, na quinta-feira (18), em São Paulo.

“A gente só atualiza a projeção no Relatório de Inflação. A nossa projeção atual está um pouco acima de 2%. Deve sair em breve. Os números têm saído melhores e os indicadores em tempo real também têm saído melhores”, explicou Campos Neto.

Ele afirmou que essa melhora se deve aos impactos das medidas temporárias do governo e que o setor de Serviços do país segue puxando o PIB do país positivamente, enquanto outros países estão revisitando suas projeções para patamares menores.

Na ocasião, Campos Neto ainda aproveitou para elogiar o trabalho feito pelo Banco Central no controle da inflação do país, afirmando que o país se antecipou ante o restante do mundo no manejo da situação vivida em decorrência da pandemia de Covid-19.

O presidente do órgão ainda esclareceu que, em 2014 e 2015, a inflação experienciada pelo país foi “brasileira” por erro de política interna, diferente do ocorrido em 2022. 

“A gente sofreu o impacto de uma inflação global. Obviamente, nós tivemos os nossos próprios desafios aqui também. Mas a gente mostra que a gente está abaixo da média”.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.