A inteligência artificial (IA) deve continuar ganhando muito espaço nas empresas brasileiras, que devem investir U$504 milhões (aproximadamente R$2,61 bilhões) no setor apenas neste ano.
Os valores previstos para 2022 representam um aumento de 28% em relação aos investimentos feitos em 2021, segundo um levantamento realizado pela consultoria de tecnologia IDC.
O crescimento neste segmento indica que a inteligência artificial veio para ficar e se mostra cada vez mais aliada aos negócios, especialmente quando são utilizados algoritmos, que são capazes de cruzar dados e traçar o perfil dos clientes, capacitando a recomendação de produtos e conteúdos específicos para cada um dos milhares de clientes todos os dias.
Um exemplo do sucesso desse setor, aliado ao cruzamento de dados disponíveis, é que as maiores empresas do mundo e plataformas de streaming conseguem indicar, por exemplo, o que o usuário pode assistir baseado em seu gosto.
Podendo ser utilizada em diversos processos empresariais, a inteligência artificial pode atuar no atendimento ao cliente, desenvolvimento de novas tecnologias e, consequentemente, melhorar os ganhos de um negócio.
Um outro exemplo da IA bem aplicada são os atendentes virtuais disponibilizados por grandes varejos, como Magalu, Casas Bahia e outros. Com esse uso, há a redução dos custos operacionais e também a garantia do atendimento a qualquer hora e em qualquer lugar.