x

Eleições

Prazo para prestação de contas eleitorais começa nesta sexta (9)

Candidatos têm cinco dias para enviar a prestação de contas eleitorais parcial.

06/09/2022 14:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Prestação de contas eleitorais começa nesta sexta (9)

Prazo para prestação de contas eleitorais começa nesta sexta (9) Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O prazo para candidatos às eleições entregarem a prestação de contas parcial de campanha começa nesta sexta-feira (9) e segue até a próxima terça-feira (13).

Desde o início da campanha eleitoral, no dia 16 de agosto, todos os candidatos são obrigados a enviar relatórios financeiros, com os dados de arrecadação de campanha, a cada 72 horas à Justiça Eleitoral.

No sistema de divulgação de candidaturas e contas da Justiça Eleitoral, que é atualizado de hora em hora, já é possível, inclusive, consultar como estão sendo gastos os recursos oriundos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), por exemplo.

Para isso, basta entrar na página de uma candidatura e rolar a página para baixo para ter acesso às informações sobre receitas e gastos.

Prestação de contas eleitorais

Na prestação de contas parcial, os candidatos devem encaminhar toda documentação para comprovar os gastos antecipados nos relatórios financeiros.

Em 15 de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgará a prestação de contas parcial de campanha de candidatos e partidos políticos com a indicação dos nomes, do CPF ou CNPJ dos doadores e dos respectivos valores doados.

A prestação de contas final da campanha de cada candidato deverá ser feita até 30 dias após a realização das eleições. A regra vale tanto para o primeiro turno, no dia 2 de outubro, como para eventual segundo turno, 30 de outubro.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.