x

5G

Tecnologia 5G chegará em todos os estados até 28 de outubro

Até o momento, 22 capitais receberam a tecnologia 5G, mas grande parte dos aparelhos usados pelos brasileiros não estão aptos para receber o sinal.

20/09/2022 14:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
5G: todas capitais terão acesso a tecnologia até outubro

Tecnologia 5G chegará em todos os estados até 28 de outubro Pexels

Todas as capitais brasileiras terão a tecnologia 5G até 28 de outubro, de acordo com o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Queiroz Moreira. 

Até o momento, 22 capitais receberam a tecnologia, faltando ser instalada em Macapá/AP, Belém/PA, Manaus/AM, Rio Branco/AC, Porto Velho/RO.

Hoje, a Anatel autorizou a faixa 3,5 gigahertz (GHz) do 5G em Aracaju/SE, Boa Vista/RR, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Maceió/AL, São Luís/MA e Teresina/PI. 

“A partir de janeiro o 5G será implantado em cidades com população acima de 500 mil habitantes. Depois, 30 de junho de 2023, cidades acima de 200 mil habitantes e assim sucessivamente”, afirmou Moisés.

O conselheiro explicou que o impacto do 5G puro está muito focado, para a população, nos celulares, em se conseguir baixar e subir dados em grande velocidade. Apesar da expectativa, grande parte dos aparelhos usados pelos brasileiros não estão aptos para receber o sinal do 5G puro. “Aqueles que já estão recebendo o sinal sentem essa diferença que é brutal.”

Moisés Queiroz Moreira acredita que o mais importante são as aplicações que surgirão com essa nova tecnologia e que serão utilizadas no cotidiano por meio de cidades inteligentes, maior segurança, carros conectados, telemedicina e também na indústria e no agronegócio. Ele diz que isso vai proporcionar um desenvolvimento do Brasil e colocar o “país na vanguarda da tecnologia de celular móvel.”

“Em relação ao agronegócio e indústria, existem dois tipos de 5G, as redes públicas, que são a Tim, a Vivo, a Telefônica, a Claro, que estão utilizando estas frequências públicas que nós usamos em nosso celular, e a rede privada, que chamamos de Serviço Limitado Privado (SLP), onde as fazendas, as indústrias podem utilizar essas frequências específicas de forma privada e isso vai facilitar muito o desenvolvimento da nossa indústria e agricultura”, explicou.

Com informações da Agência Brasil

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.