x

CARREIRA

Saúde mental: pesquisa revela que 60% dos profissionais não se sentem psicologicamente seguros na empresa em que trabalham

Saiba mais sobre a pesquisa realizada pelo Infojobs e a importância do reconhecimento da saúde mental no espaço de trabalho.

21/09/2022 11:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
60% dos profissionais não se sentem psicologicamente seguros onde trabalham

Saúde mental: pesquisa revela que 60% dos profissionais não se sentem psicologicamente seguros na empresa em que trabalham PIXABAY

Uma nova pesquisa realizada pelo Infojobs, empresa de soluções tecnológicas para RH, sobre saúde mental no trabalho, trouxe resultados que levam a uma discussão importante sobre o tema nas empresas. 

O levantamento aponta que 60% dos colaboradores não se sentem psicologicamente seguros na empresa em que trabalham ou já trabalharam. Nesse cenário, 77% afirmam que não existem ações e suporte voltados ao cuidado com a saúde mental dos funcionários.

Entre os profissionais de RH, 79% entendem que essa responsabilidade cabe ao seu departamento, porém mais da metade dos profissionais do setor (57%) não acreditam que as empresas onde trabalham estão se preocupando mais com a saúde mental dos colaboradores e a maioria dos participantes da pesquisa (91%) acreditam que as empresas, de forma geral, não estão preparadas para lidar com a saúde mental dos colaboradores.

Mais da metade (76%) dos entrevistados já precisaram ou conhecem alguém que precisou se afastar das atividades de trabalho por questões relacionadas à saúde mental. 

Entre esses profissionais, 82% afirmam que a empresa não estava pronta para lidar com essa situação específica. Questionados sobre o pós pandemia, 69% dos entrevistados relatam que sentem exaustão física e/ou mental relacionada ao trabalho.

A pesquisa também apresenta os aspectos mais prejudiciais à saúde mental dos funcionários. Ambiente ou liderança tóxica e abusiva aparece em destaque, com quase metade das respostas (43%), seguido por cobranças excessivas de resultados (17%) e ausência de flexibilidade e reconhecimento (13%).

“A pandemia, o isolamento social e o medo que a Covid-19 causou aceleraram a discussão sobre saúde mental nas empresas, entretanto, apesar de esse ser um tema que ganhou destaque, podemos perceber que ainda há um caminho longo a se percorrer para que os colaboradores se sintam acolhidos em momentos de vulnerabilidade” pontua a CEO do Infojobs, Ana Paula Prado. 

Papel e percepção do RH

Em contrapartida, 99% dos profissionais de RH entrevistados acreditam que a saúde mental dos colaboradores deve sim ser uma preocupação das empresas. 

Quando o enfoque está nos processos seletivos, 93% dos profissionais da área de RH que responderam a pesquisa acreditam que o recrutamento humanizado é uma prática voltada para o cuidado com a saúde mental. 

A assistência especializada aparece em destaque entre as práticas voltadas para tornar as empresas mais acolhedoras, onde o suporte com psicólogos aparece em 33% das respostas, em seguida o destaque fica para o direcionamento de lideranças empáticas (21%) e o olhar atento aos sinais dos colaboradores (20%). 

Com informações Infojobs e Mundo RH

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.