x

COPOM

BC: Copom afirma que interrompeu ciclo de alta da taxa Selic por “cautela”

Confira ata da reunião do comitê disponibilizado nesta terça-feira (27).

28/09/2022 14:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Copom afirma que interrompeu ciclo de alta da Selic por “cautela”

BC: Copom afirma que interrompeu ciclo de alta da taxa Selic por “cautela” Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) divulgou nesta terça-feira (27) a ata da sua última reunião, quando decidiu manter o valor da taxa Selic, taxa básica de juros da economia, em 13,75%, encerrando um ciclo de altas vivido desde março de 2021.

O comitê do Banco Central (BC) informou no documento que o ciclo de altas dos juros foi “bastante intenso” e que decidiu interromper a situação por “cautela”, embora parte do efeito esperado sobre a inflação ainda não tenha sido observado.

O Copom entende que os aumentos efetuados a cada 45 dias, desde o ano passado, ainda terão "impacto acumulado na economia", que deverão ficar "mais claros nos indicadores de atividade ao longo do segundo semestre".

Desde março do ano passado, a taxa Selic sofreu 12 elevações, subindo 11,75 pontos percentuais, alcançando o título de maior e mais longo ciclo de altas desde 1999. 

Na ata, o órgão avaliou que "grande parte" do impacto do ciclo de alta do juro "ainda está por ser observada, tanto na atividade econômica quanto na inflação".

Apesar da decisão do Copom de fazer a manutenção da taxa, dois diretores da instituição, que tiveram voto vencido, queriam o aumento para 14% porque "reforçaria a postura de vigilância e refletiria a observação da atividade mais forte do que esperada".

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.