x

Novo serviço

INSS: serviço de bloqueio e desbloqueio de mensalidades de sindicato serão liberados no aplicativo

A partir de 3 de outubro a nova funcionalidade estará liberada no Meu INSS, site, central de atendimento 135 e em agências da previdência.

29/09/2022 11:20

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
INSS libera bloqueio e desbloqueio de mensalidade de sindicato

INSS: serviço de bloqueio e desbloqueio de mensalidades de sindicato serão liberados no aplicativo Foto:Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir da próxima segunda-feira (3), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá liberar  o serviço de bloqueio e desbloqueio de benefícios para cobranças de mensalidade de sindicatos e associações de aposentados e pensionistas.

O novo serviço foi publicado na portaria 1.060, no Diário Oficial da União desta terça-feira (27).

Agora, o bloqueio e desbloqueio poderão ser feitos remotamente, por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site. Aposentados que preferem o contato por telefone, também será possível ligar na central de atendimento 135. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Já para os aposentados que não conseguem fazer o bloqueio e desbloqueio digitalmente, o INSS também vai permitir que a medida seja feita em uma agência, mediante agendamento. A opção a ser escolhida é “Atendimento Simplificado”.

Será necessário apresentar documento de identificação com foto ou documento do procurador ou representante legal.

Para os novos beneficiários, a solicitação de desbloqueio de mensalidade de associação ou sindicato poderá ser realizada após o prazo de 90 dias da concessão do benefício.

Segundo o INSS, a ideia é evitar fraudes, mas entidades acreditam que pode ser um limitador para o aposentado ou pensionista que pretende se filiar a um sindicato ou associação logo após ter acesso ao benefício previdenciário. Em geral, esses órgãos oferecem serviços jurídicos, odontológicos e de lazer.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.