x

ITR

ITR 2022: mais de 5,2 milhões de declarações já foram enviadas à Receita Federal

O prazo de entrega da declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural termina nesta sexta-feira (30).

29/09/2022 11:50

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
ITR 2022: 5,2 milhões de declarações já foram enviadas

ITR 2022: mais de 5,2 milhões de declarações já foram enviadas à Receita Federal Marcelo Camargo/Agência Brasil

Até a manhã desta quarta-feira (28), 5.250.357 contribuintes já tinham enviado a declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) à Receita Federal. A expectativa é de receber entre 5.840.000 e 5.900.000 declarações, até o fim do prazo, nesta sexta-feira (30).

DITR

Pessoas e empresas que são proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel rural estão obrigadas a apresentar a DITR. O contribuinte deve elaborar a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponibilizado na página da Receita Federal e transmiti-la pela internet.      

Quem não apresentar a declaração no prazo está sujeito à multa de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.      

O valor do imposto pode ser pago em até quatro quotas iguais, mensais e sucessivas, sendo que nenhuma quota pode ter valor inferior a R$ 50. Imposto de valor inferior a R$ 100 deve ser pago em quota única e a quota única ou a primeira quota deve ser paga até o último dia do prazo para a apresentação da DITR.       

Diversas instituições de Ensino Superior possuem o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) em parceria com a Receita Federal e estão prestando orientações sobre o preenchimento e a entrega da DITR, de forma virtual e gratuita para a sociedade.       

Com informações do Ministério da Economia

Leia mais sobre

ITR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.