Para o setor comercial e varejista, o Dia das Crianças é a terceira data mais importante, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães.
As estratégias de negócios on-line se intensificam para alcançar o público que ainda não fez suas compras e representa a oportunidade de impulsionar vendas e conquistar novos clientes.
De acordo com pesquisa Shopping During The Pandemic, realizada pelo Instituto Ipsos com entrevistados de 28 países, 47% dos brasileiros têm feito mais compras on-line do que faziam antes da pandemia de Covid-19. No mundo todo, são 43%.
Segundo o coordenador do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, Isaac Steil Nogueira, os dias que antecedem a data provocam os picos de vendas.
“A oferta de produtos diversificados para as crianças, além de ampliar a oferta de presentes, ajuda a aumentar o alcance no e-commerce”, aconselha o professor.
Dentre as oportunidades que o docente enxerga para o empreendedorismo on-line, a aderência ao marketplace e a promoção de lives são imprescindíveis.
O professor ressalta que o marketplace, modelo de negócio parecido com um shopping virtual, é diferente de um e-commerce, em que o empreendimento tem um endereço na rede exclusivo para suas vendas.
“O comerciante que mantém sua loja em plataformas eletrônicas consegue maior visibilidade para a sua vitrine de produtos e conta com a vantagem de o uso dessas plataformas serem simples, rápido e econômico no varejo digital”, afirma Nogueira.
Esses locais são propícios para empreendedores acostumados com a dinâmica da loja física, mas que ainda estão pouco familiarizados com o modelo de negócio de vendas on-line.
“Uma boa estratégia de marketing é utilizar as redes sociais para apresentar produtos e promoções e transmissões ao vivo promovendo a demonstração dos detalhes dos itens à venda para auxiliar na captação de clientes”, reflete o administrador.
Marketing digital
Mesmo nos últimos dias que antecedem uma data comemorativa, o planejamento de marketing digital trará diferença nos lucros de um negócio. O ponto inicial, segundo afirma Nogueira, é entender quais são as demandas e as principais características do público-alvo.
“Quem deseja atingir todos acaba não atingindo ninguém. Por isso, a dica é segmentar o público, classificando por faixa etária, o gênero, a classe e outros dados do cliente. Essas informações irão indicar caminhos para ações de comunicação e irá auxiliar identificar quais segmentos têm mais afinidade com a sua marca”, explica.
Os conceitos trabalhados no campo digital exigem flexibilidade adaptação do empresário, uma vez que as transformações na internet são constantes e rápidas. “O importante é você conquistar essas pessoas e mantê-las informadas de novidades e tendências do mercado”, finaliza o professor.
Fonte: Anhanguera