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INSS: fila de processos para análise atinge menor patamar dos últimos anos

O número de pedidos é o menor desde o início do processo digital.

19/10/2022 16:00

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INSS: fila de processos para análise atinge o menor patamar

INSS: fila de processos para análise atinge menor patamar dos últimos anos Foto: Pedro França/Agência Senado

A fila de pedidos de Reconhecimento Inicial de Direitos de Benefícios Previdenciários e Assistenciais que aguardam análise do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atingiu, neste mês de outubro, o menor patamar dos últimos anos, 976 mil. Em janeiro, havia 1.865.209 requerimentos em análise.

Atualmente, a média de requerimentos finalizados, sem ou com concessão de benefício, chega a 630 mil por mês, 70% a mais que os 462 mil pedidos novos que chegam por mês, em média, à autarquia federal.

Com o aumento da quantidade de processos analisados por mês, a expectativa é que o instituto consiga diminuir ainda mais a fila e, consequentemente, a espera dos segurados por um benefício.

Essa diminuição no estoque foi possível com a inclusão de processos de requerimento inicial com prazo de análise já expirado no Programa Especial para Análise de Benefícios com indícios de Irregularidade. Eles passam por uma investigação aprofundada, visando identificar eventuais benefícios concedidos de forma incorreta ou irregular aos segurados.

O programa especial também prevê pagamento de bônus aos servidores que atuam exclusivamente na concessão de benefícios, por meio de programas de gestão por teletrabalho. Esses funcionários do INSS trabalham com meta mensal maior que a dos demais, e são mais produtivos na análise de requerimentos.

Só no mês de agosto, mais de 1,1 milhão de processos foram despachados (incluindo os benefícios por incapacidade), entre concessões e indeferimentos de pedidos.

Ao todo, mais de 13 milhões de segurados já foram atendidos neste ano nas agências da Previdência Social, e mais de 3 milhões de benefícios já concedidos.

A transformação digital do INSS é outro fator que contribui para a redução dos estoques. Atualmente, há 100 serviços que podem ser acessados pelo site e aplicativo Meu INSS.

Além disso, a concessão automática de benefícios é uma realidade na autarquia. No mês de setembro, mais de 159 mil decisões foram realizadas de maneira automatizada, cerca de 35% do total de pedidos. Desse montante, foram decididos 79 mil benefícios assistenciais e cerca de 80 mil benefícios previdenciários.

Com informações do R7 Economia

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