Quase 40% dos brasileiros adultos, 64,25 milhões de pessoas, estavam negativados em setembro. Os dados são de um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e mostram um novo recorde na série histórica da pesquisa, realizada há 8 anos.
O estudo usou como base dados da CNDL e do SPC dos 26 estados e do Distrito Federal. Na comparação com setembro do ano passado, o volume de brasileiros inadimplentes subiu 11,17%.
Os dados apontam, também, que a população leva, em média, cerca de 10 meses para sair da inadimplência, ao passo que a dívida média é de R$ 3,6 mil, em atraso de três meses a um ano e contraída, principalmente, com bancos.
Cerca de 61,18% dos brasileiros têm débitos em atraso com instituições financeiras, que registraram um crescimento nas dívidas em aberto de 37,94%, na comparação com setembro do ano passado. Água e luz (11,86%) apareceram em seguida.
A maioria desses brasileiros são homens e mulheres com idade de 30 a 39 anos (23,99%), ou cerca de 15 milhões de pessoas, o que equivale a 43,8% do total desta faixa etária.
Com informações da Folha de Pernambuco