x

BLACK FRIDAY

Black Friday: uso de tecnologia pode otimizar gestão financeira de e-commerces e varejos como aposta para desempenho em vendas

Com o boom do comércio eletrônico, novas tecnologias também surgem para otimizar o trabalho.

25/10/2022 15:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Black Friday: uso de tecnologia pode otimizar gestão financeira de e-commerces e varejos como aposta para desempenho em vendas

Black Friday: uso de tecnologia pode otimizar gestão financeira de e-commerces e varejos como aposta para desempenho em vendas Pexels

A pandemia mexeu com o e-commerce brasileiro. Em 2021, o comércio eletrônico registrou um faturamento recorde e totalizou mais de R$ 161 bilhões, o que revelou um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior.

Os números, do levantamento da Neotrust, mostra que o cenário antecipou o jeito dos brasileiros comprarem. Tais impactos também foram sentidos principalmente em grandes movimentações de compra, como na Black Friday. Por conta disso, no primeiro ano pós-pandemia, as expectativas para o maior evento de vendas mundial estão altas. 

Contudo, há cerca de um mês da Black Friday, mais que se preocupar com o dia em si, vale a pena voltar os olhos para o planejamento e execução que englobam os preparos essenciais. Mas como a tecnologia pode auxiliar todo esse processo de gestão?

Pensando nisso, o ecossistema de e-commerce do Grupo DB1 separou um checklist estrutural com os pontos importantes a serem considerados no pré, durante e pós-evento. O material está disponível na landing page Black Friday: Convocação Completa. 

O economista e executivo comercial da DB1, Luigi Scepa Gonzaga, inclusive, ressalta que o planejamento e a execução mencionados anteriormente fazem parte dessas etapas e são as dicas de ouro, bem como a aposta para que tanto as expectativas altas da Back Friday sejam superadas quanto o desempenho nas vendas possa ser atendido. 

Dentre os pontos destacados no material alguns deles são: 

  • Pesquisar mercado e olhar a concorrência; 
  • Verifique os prazos e limites dos marketplaces; 
  • Revisar títulos, fotos e descrições dos produtos; 
  • Organizar plantão e escalas de atendimento; 
  • E pontuar erros e acertos para próxima Black Friday.  

Ecossistema fortalecido 

Além dos pontos listados, o especialista também explica que a formação de um ecossistema com softwares complementares possibilita a otimização do e-commerce, nas vendas online, o que pode refletir nos números finais de vendas.  

Ainda de acordo com Luigi, hoje o cliente interessado no ecossistema de e-commerce consegue complementar e otimizar o resultado buscado.

"O seu nível de preparação vai ser de acordo com o nível de performance que você está esperando. Então, se a gente for falar de clientes que tem 50 mil pedidos, 60 mil pedidos, eles já começaram um pouco mais antes. Mas ainda dá tempo”, completa.

Ainda de acordo com o executivo, parte da Black Friday também é você medir performance, medir o que deu certo e o que deu errado. 

Sendo assim, o especialista afirma que a tecnologia veio para auxiliar no processo de gestão. Ele reforça que a formação de um ecossistema com ferramentas que se complementam e são capazes de agilizar o processos do dia a dia de quem vende online deixa de ser um gasto e passa a ser um investimento.  

Fonte: Grupo DB1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.