A pandemia mexeu com o e-commerce brasileiro. Em 2021, o comércio eletrônico registrou um faturamento recorde e totalizou mais de R$ 161 bilhões, o que revelou um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior.
Os números, do levantamento da Neotrust, mostra que o cenário antecipou o jeito dos brasileiros comprarem. Tais impactos também foram sentidos principalmente em grandes movimentações de compra, como na Black Friday. Por conta disso, no primeiro ano pós-pandemia, as expectativas para o maior evento de vendas mundial estão altas.
Contudo, há cerca de um mês da Black Friday, mais que se preocupar com o dia em si, vale a pena voltar os olhos para o planejamento e execução que englobam os preparos essenciais. Mas como a tecnologia pode auxiliar todo esse processo de gestão?
Pensando nisso, o ecossistema de e-commerce do Grupo DB1 separou um checklist estrutural com os pontos importantes a serem considerados no pré, durante e pós-evento. O material está disponível na landing page Black Friday: Convocação Completa.
O economista e executivo comercial da DB1, Luigi Scepa Gonzaga, inclusive, ressalta que o planejamento e a execução mencionados anteriormente fazem parte dessas etapas e são as dicas de ouro, bem como a aposta para que tanto as expectativas altas da Back Friday sejam superadas quanto o desempenho nas vendas possa ser atendido.
Dentre os pontos destacados no material alguns deles são:
- Pesquisar mercado e olhar a concorrência;
- Verifique os prazos e limites dos marketplaces;
- Revisar títulos, fotos e descrições dos produtos;
- Organizar plantão e escalas de atendimento;
- E pontuar erros e acertos para próxima Black Friday.
Ecossistema fortalecido
Além dos pontos listados, o especialista também explica que a formação de um ecossistema com softwares complementares possibilita a otimização do e-commerce, nas vendas online, o que pode refletir nos números finais de vendas.
Ainda de acordo com Luigi, hoje o cliente interessado no ecossistema de e-commerce consegue complementar e otimizar o resultado buscado.
"O seu nível de preparação vai ser de acordo com o nível de performance que você está esperando. Então, se a gente for falar de clientes que tem 50 mil pedidos, 60 mil pedidos, eles já começaram um pouco mais antes. Mas ainda dá tempo”, completa.
Ainda de acordo com o executivo, parte da Black Friday também é você medir performance, medir o que deu certo e o que deu errado.
Sendo assim, o especialista afirma que a tecnologia veio para auxiliar no processo de gestão. Ele reforça que a formação de um ecossistema com ferramentas que se complementam e são capazes de agilizar o processos do dia a dia de quem vende online deixa de ser um gasto e passa a ser um investimento.
Fonte: Grupo DB1