x

IPVA 2023

Nota Fiscal Paulista: outubro é o último mês para consumidores usarem créditos para abatimento do IPVA 2023

Veja como contribuintes podem resgatar saldo para ajudar no imposto dos veículos.

28/10/2022 10:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Consumidores podem usar Nota Fiscal Paulista para IPVA 2023

Nota Fiscal Paulista: outubro é o último mês para consumidores usarem créditos para abatimento do IPVA 2023 PIXABAY

A Secretaria da Fazenda e Economia de São Paulo (Sefaz-SP), anunciou que os contribuintes que tenham valores para resgatar na Nota Fiscal Paulista, podem utilizar o saldo para abater o valor pago no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do próximo ano.

O abatimento, no entanto, pode ser solicitado somente até o dia 31 de outubro deste ano, depois o resgate para o IPVA 2023 ficará indisponível.

Para utilizar o saldo da Nota Fiscal Paulista para quitar ou abater o IPVA, a solicitação deve ser feita no site do Sefaz SP.

Uma vez no site, o usuário deve clicar na aba “Cidadão”, depois em “Nota Fiscal Paulista”, realizar o login com CPF e senha.

Quando o usuário estiver devidamente logado, basta clicar no menu “Conta Corrente” e depois em “Utilizar Créditos” e por último selecione a opção “Quitação ou abatimento no valor do IPVA”.

A solicitação pode ser feita para veículos de propriedade do contribuinte e a operação não poderá ser alterada, uma vez solicitado, a decisão é permanente. Em caso de venda do veículo não será possível desfazer a operação.

Vale lembrar que os valores disponíveis na Nota Fiscal Paulista não resgatados retornam ao Tesouro Estadual e o contribuinte perde direito à quantia, que será usada nas áreas da saúde, educação, segurança pública e assistência social.

De acordo com o Sefaz, em 2021 foram 89.174 contribuintes que solicitaram o resgate para o abatimento do imposto, que totalizou aproximadamente R$ 5,4 milhões em créditos.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.