O WhatsApp anunciou um lançamento global de um novo recurso: comunidades. A nova ferramenta ajudará a organizar grupos de bate-papos em estruturas maiores.
Além disso, segundo a empresa Meta, também será possível fazer videochamadas em grupos maiores e pesquisas de além de bate-papo.
Contudo, a empresa informou que, no Brasil, a ferramenta não será disponibilizada antes de 2023.
Comunidades no WhatsApp
O recurso Comunidades reunirá vários grupos de bate-papo sob guarda-chuvas maiores, onde os administradores podem enviar alertas para uma comunidade de milhares – um recurso que pode ser usado por locais de trabalho ou escolas.
O aplicativo agora também permitirá que grupos de bate-papo tenham até 1.024 usuários, muito acima da restrição de 256 participantes que tinha até recentemente.
Os rivais do WhatsApp, incluindo Telegram e Discord, permitem que milhares de membros se conectem em chats em grupo.
Outros lançamentos de recursos incluem videochamadas de 32 pessoas, bem como pesquisas no chat.
O Brasil é o segundo maior mercado do WhatsApp, atrás da Índia. A empresa, no entanto, não divulga números atualizados de usuários —a última cifra era de "mais de 120 milhões" no Brasil, em 2019.
Segundo pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box de fevereiro deste ano, 99% dos entrevistados tinham WhatsApp instalado em seu celular, e 60% tinham o Telegram. Em janeiro de 2020, o Telegram estava instalado nos celulares de 27% dos entrevistados, e, em janeiro de 2021, em 45%.
Com informações da Folha de S.Paulo