x

SONEGAÇÃO DE IMPOSTO

Receita deflagra operação de combate a fraudes fiscais estruturadas

Operação tem como objetivo combater a complexa fraude estruturada promovida por organizações criminosas atuantes no segmento de produção e distribuição de cervejas.

07/11/2022 16:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Receita deflagra operação para combater sonegação de imposto

Receita deflagra operação de combate a fraudes fiscais estruturadas Foto: Receita Federal

A Receita Federal do Brasil (RFB), em conjunto com o Ministério Público do Estado de São Paulo e Polícia Rodoviária Federal, deflagrou na manhã desta segunda-feira (7) a Operação Ceres, que visa combater complexa fraude fiscal estruturada promovida por organização criminosa atuante no segmento de produção e distribuição de cervejas. 

A Receita identificou a ocorrência de diversos crimes que culminaram em sonegação de tributos federais, tais como falsidade documental, falsidade ideológica e uso de interpostas pessoas jurídicas no intuito de ocultar os reais beneficiários das fraudes combatidas. 

O grupo empresarial é reincidente contumaz em práticas de sonegação de tributos federais na produção de cerveja e de subfaturamento na revenda do produto, lesando, inclusive, credores da empresa. 

O fisco estadual também já identificou diversas irregularidades cometidas pelo grupo, tais como, a utilização de empresas interpostas que absorviam a responsabilidade pelo recolhimento do imposto mediante convênio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por substituição tributária, porém não efetuaram o recolhimento dos valores devidos.

Na fase atual da operação, são cumpridos sete mandados de busca e apreensão de pessoas físicas. As residências de sócios, gestores de fundos de investimentos, representantes de distribuidoras de bebidas e de “testas de ferro” envolvidos nas irregularidades são alvos dos mandados nas cidades de São Paulo-SP, Itu-SP, Fernandópolis-SP, Frutal-MG e São Luís-MA. 

O montante da fraude combatida supera a casa de R$ 1 bilhão apenas no âmbito federal, apenas uma das empresas do grupo possui valores superiores a R$ 700 milhões inscritos em dívida ativa da União. 

Participam da operação promotores de justiça, cinco integrantes da Receita e aproximadamente vinte policiais rodoviários federais. 

O Ministério Público poderá requerer sequestro e bloqueio de diversos bens ligados ao grupo de forma a garantir o pagamento do passivo tributário. 

Com informações da Receita Federal

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.