x

PROBLEMAS COM A LINHA DE CRÉDITO

Caixa mantém descontos antecipados do consignado do Auxílio Brasil em novembro, apesar de contrato constar dezembro

Caixa também se pronunciou sobre as cobranças indevidas feitas em auxílios de brasileiros que não pediram a linha de crédito.

11/11/2022 12:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Caixa vai cancelar cobrança indevida do consignado do Auxílio Brasil

Caixa mantém descontos antecipados do consignado do Auxílio Brasil em novembro, apesar de contrato constar dezembro Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após os beneficiários do empréstimo consignado do Auxílio Brasil reclamarem sobre terem recebido antecipadamente o desconto da linha de crédito já em novembro e não em dezembro, como constava no contrato, a Caixa Econômica Federal reconheceu a situação e passou a enviar notificações para alertar os usuários sobre o caso.

Nesta quinta-feira (10), o banco enviou por meio do Caixa Tem uma mensagem aos beneficiários alertando que a primeira parcela realmente seria debitada em novembro.

"A sua parcela do empréstimo é debitada automaticamente a partir do primeiro benefício a ser recebido após a contratação. A data de 07/12 que aparece no extrato do contrato é o prazo para que a Caixa receba o valor do Ministério da Cidadania”, explicou a instituição financeira na mensagem aos seus usuários.

O Ministério da Cidadania informou que serão descontados no pagamento do auxílio de novembro, os empréstimos contratados entre 10 de outubro e 1º de novembro, e que todos os solicitantes que se enquadrarem nessa situação receberão alertas sobre isso por mensagem no extrato.

Denúncias sobre adesões indevidas 

Ainda houveram reclamações de brasileiros que não solicitaram a linha de crédito, mas estão com os descontos programados aparecendo no extrato do Auxílio Brasil. Sobre o tema, a Caixa informou que "será providenciada a correção necessária".

Aqueles que não reconhecerem a contratação do consignado e estiverem com a parcela debitada indevidamente, devem entrar em contato com a pasta responsável pelo telefone, no número 121.

Dessa maneira o Ministério da Cidadania ajudará a localizar em qual instituição financeira o contrato indevido foi feito e solicitar o ressarcimento, já que são mais de dez bancos que oferecem o empréstimo do Auxílio Brasil.

Já os clientes da Caixa que identificarem o desconto incorreto devem se dirigir até uma agência do banco com documento com foto para solicitar a devolução do valor.

Fonte:

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.