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PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Compras com cartão de crédito, débito e pré-pago cresceram 20% no 3º trimestre

Pagamentos com cartões movimentaram R$ 827 bilhões no período.

11/11/2022 16:30

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Cartão de débito, crédito e pré-pago: compras cresceram 20% no 3º trimestre

Compras com cartão de crédito, débito e pré-pago cresceram 20% no 3º trimestre Foto: Pixabay/Pexels

A utilização de cartões de crédito, débito e pré-pagos para compras cresceram 20% no terceiro trimestre, somando R$ 827 bilhões no período, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (10) pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

De acordo com os dados da entidade, desde o início do ano até setembro, os brasileiros realizaram R$ 2,42 trilhões em pagamentos, o que representa um crescimento de 30% em relação ao mesmo período de 2021.

Na comparação entre as modalidades, o destaque foi o uso do cartão de crédito, que cresceu 25,6%, registrando R$ 527,6 bilhões em pagamentos no terceiro trimestre.

O segundo maior volume no período foi o do cartão de débito, que movimentou R$ 240,5 bilhões e cresceu 1,2%. Já o cartão pré-pago, somou R$ 59 bilhões, com crescimento de 84,7%.

“Um dos pontos que levam ao aumento no uso do cartão de crédito, é que muitos consumidores estão em processo de bancarização, tendo acesso à crédito, com vantagens como o parcelado sem juros e os benefícios, como cash back, seguros, programas de fidelidade, o que faz com que as pessoas acabem priorizando o cartão de crédito”, explicou o presidente da Abecs, Rogério Panca.

A projeção da Abecs para este ano é de movimentação de R$ 3,2 trilhões.

“As datas comerciais do quarto trimestre como o Dia das Crianças, Black Friday e o Natal ajudam a movimentar os volumes transacionais com cartões”, disse o executivo.

Quantidade de transações

Em quantidade de transações, os brasileiros registraram uma média de 110 milhões de pagamentos com cartões por dia durante o terceiro trimestre. Ao todo, foram 10 bilhões de transações, o que representou um crescimento de 21% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O cartão de crédito foi a modalidade mais usada, com 4,6 bilhões, alta de 19,5%, seguido pelo cartão de débito, com 3,8 bilhões, alta de 7,4%, e pelo cartão pré-pago, com 1,5 bilhão, com alta de 91,8%.

No acumulado de janeiro a setembro, foram 28,6 bilhões de pagamento com cartões de crédito, débito e pré-pagos, o que representa um crescimento de 31,3% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Uso no exterior

Nos meses de julho, agosto e setembro deste ano, os gastos de brasileiros no exterior continuaram a crescer de maneira importante, com avanço de 120% em comparação com o terceiro trimestre de 2021, e movimentaram US$ 2,5 bilhões, o equivalente a R$ 13,32 bilhões.

Os locais onde os brasileiros mais realizaram pagamentos com cartões foram a Europa, com R$ 6,1 bilhões (158%), e os Estados Unidos, com R$ 5,2 bilhões (103%), que, juntos, representam 85% de todos os gastos com cartões no exterior.

Em seguida estão os países das Américas, sem considerar os EUA, com R$ 1,4 bilhão (96,7%), a Ásia, com R$461,4 milhões (46%), a Oceania, com R$ 96,7 milhões (156%), e a África, com R$60,5 milhões (85,3%).

Pagamento por aproximação

O pagamento por aproximação, com o uso da tecnologia Near Field Communication (NFC), é hoje a inovação que mais cresce entre os meios de pagamento, com alta de 162% no terceiro trimestre, movimentando R$ 150,6 bilhões, disse a entidade.

No período, foram mais de 3 bilhões de pagamentos por aproximação. Em setembro, quase 40% de todas as compras presenciais com cartões foram feitas por aproximação.

O mais usado nessa função foi o cartão de crédito, com R$ 83,5 bilhões (160,5%), seguido pelo cartão de débito, com R$ 40,2 bilhões (138,2%), e pelo cartão pré-pago, com R$ 26,8 bilhões (214%).

Outro destaque foi o crescimento do uso dos cartões na internet, em aplicativos e outros tipos de compras não presenciais, que manteve o ritmo no terceiro trimestre.

Esse tipo de transação movimentou R$ 175,8 bilhões no período, alta de 20%, sendo a Abecs, reflexo da mudança dos hábitos de consumo dos brasileiros.

Leia também: Apesar da facilidade de uso, cartão de crédito ou débito de aproximação requer atenção

Com informações da Agência Brasil

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