x

IPTU

IPTU Verde: PEC aprovada oferece desconto no imposto para imóveis ecologicamente corretos

PEC aprovada pelo Senado quer isenção no IPTU para imóveis que mantiveram vegetação nativa na propriedade.

14/12/2022 16:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Imóveis ecologicamente corretos terão descontos no IPTU

IPTU Verde: PEC aprovada oferece desconto no imposto para imóveis ecologicamente corretos Foto: Ana Volpe/ Senado

O Senado aprovou, nesta terça-feira (13), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que cria o projeto IPTU Verde, oferecendo descontos no Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para aqueles que obedecerem alguns critérios ambientais na propriedade.

A proposta quer incentivar donos de imóveis urbanos a preservarem o meio ambiente, mantendo a vegetação nativa da propriedade ou mesmo parte dela.

O texto prevê que as prefeituras poderão isentar o IPTU de propriedades que seguirem estes requisitos e ainda abre a possibilidade de descontos para imóveis que utilizem energia renovável, que façam aproveitamento de águas pluviais e outras medidas sustentáveis.

O projeto segue para votação na Câmara dos Deputados e se aprovado, a isenção do IPTU passaria a valer 180 dias após a promulgação da PEC. Os descontos, no entanto, vigorariam de forma imediata.

O IPTU, cobrado de casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais em área urbana, não possui possibilidades de desconto pela Constituição, o que seria uma novidade para este tipo de imposto.

O único desconto oferecido na cobrança deste imposto é na forma de pagamento e isso varia conforme a prefeitura. Normalmente há descontos para quem decide quitar o imposto do ano todo em uma única cota.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.