x

CONTÁBIL

CFC coloca em consulta pública norma específica para auditoria de declaração de GEE pelas empresas

Está em audiência pública a minuta de norma contábil destinada à asseguração para declarações das emissões de gases de efeito estufa (GEE) das empresas.

17/12/2022 10:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Auditoria: emissões de GEE terão norma específica para trabalho de asseguração

CFC coloca em consulta pública norma específica para auditoria de declaração de GEE pelas empresas pxhere

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) colocou em consulta pública a minuta da Norma Brasileira de Contabilidade de Asseguração (NBC TO) 3410, a ser utilizada pelos auditores independentes, em trabalhos que incluam declaração de emissões de gases de efeito estufa (GEE) das entidades. 

O conteúdo normativo é equivalente à norma internacional ISAE 3410 - Assurance Engagement on Greenhouse Gas Statements, editada em 2012 pela International Federation of Accountants (Ifac).

"Apesar de a norma da Ifac ter sido editada há dez anos, até o momento não havia sido constatada a necessidade de emissão desse normativo no Brasil. Porém, com o crescimento das discussões sobre o tema, estamos editando a NBC TO 3410 para auxiliar os auditores independentes a realizarem os trabalhos de asseguração dos relatórios de emissão de gases do efeito estufa e mudanças climáticas", explica a vice-presidente Técnica do CFC, Ana Tércia Rodrigues.

A NBC TO 3410 será utilizada juntamente com a NBC TO 3000, norma geral que dispõe sobre trabalhos de asseguração diferentes de auditoria e revisão. 

O documento está aberto para comentários dos interessados, até o dia 19 de dezembro, na plataforma Participa + Brasil.

Com informações Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Apex Conteúdo Estratégico

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.