x

Aposentado que ganha acima do mínimo não terá reajuste maior que inflação em 2013

De acordo com a Agência Brasil, desde o ano passado, há expectativa por parte dos aposentados de que o governo aumente a proposta para que haja um aumento real.

14/04/2012 06:18

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Aposentado que ganha acima do mínimo não terá reajuste maior que inflação em 2013

Assim como ocorreu este ano,  os aposentados que recebem mais do que o salário mínimo não terão reajuste acima da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2012. A previsão está no projeto de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), entregue pelo governo ao Congresso Nacional nesta sexta-feira (13).

Segundo a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, esse reajuste é assegurado por lei. “Em nossa avaliação, eles têm assegurado por lei a inflação do ano anterior. Essa política já está definida por lei e acreditamos que seja mantida”, informou a ministra, conforme publicado pela Agência Brasil.

De acordo com a Agência Brasil, desde o ano passado, há expectativa por parte  dos aposentados de que o governo aumente a proposta para que haja um aumento real.

“Consideramos que (a inflação) seja o suficiente. O Brasil tem muitas prioridades, o recurso público é restrito. Há enorme número de categorias que não tem sequer a inflação. Nos parece que, frente aos enormes desafios que temos no País, isso seja suficiente para os aposentados que têm beneficios acima do salário minimo”, explicou Miriam.

Dados Atualmente, cerca de nove milhões de aposentados ganham mais do que um salário mínimo. Este ano, o governo determinou  um reajuste de 6,3%, relativo à estimativa da variação do INPC de 2011.

A proposta ficou abaixo das reinvidicação da categoria, que pediu INPC mais 80% do PIB (Produto Interno Bruto) do ano interior, o que corresponderia a um reajuste de cerca de 12%.

De acordo com o governo, aceitar esse aumento representaria um despesa adicional de cerca de R$ 8 bilhões.

Fonte: Infomoney

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.