Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostram que 30,3% das famílias brasileiras estão com alguma dívida atrasada, enquanto 43,5% dos inadimplentes estão com atrasos superiores a três meses.
Com base nisso, algumas instituições financeiras passaram a oferecer condições especiais aos clientes que regularizarem as suas dívidas. Confira quais são.
Itaú
O Itaú Unibanco oferece taxas a partir de 0,5% ao mês, diversas opções de parcelamento e possibilidade de pagamento da primeira parcela em até 60 dias.
O banco vai facilitar o parcelamento, sendo que as chances de desconto ficam mais altas conforme aumenta o valor de entrada.
Para participar, os clientes podem acessar o aplicativo do Itaú, iniciar uma conversa pelo WhatsApp pelo número (11) 4004-1144 ou acessar o site https://renegociacao.itau.com.br/ (em caso de esquecimento da senha eletrônica ou conta inativa), além de comparecer às agências dos Correios em todo o Brasil.
Santander
O Santander também intensificou suas ofertas, com descontos de até 90% e parcelamentos de até 120 vezes, sempre dependendo do perfil da dívida.
Clientes pessoas físicas de capitais e regiões metropolitanas podem ligar para 4004-3535. Nas demais localidades, o telefone é 0800-702-3535.
Já os clientes pessoas jurídicas de capitais e regiões metropolitanas devem ligar para 4004-2125. Nas demais localidades, para 0800-726-2125. Em todos esses casos, o banco também atende pelo site www.santander.com.br/renegociacao.
Banco do Brasil
Os clientes do Banco do Brasil podem buscar uma solução adequada à sua capacidade de pagamento por meio do WhatsApp (61-4004-0001), com a hashtag #renegocie; no app do BB, no menu "Solução de dívidas"; no Portal Soluções de Dívidas (bb.com.br/renegocie); ou ainda nas agências.
Caixa Econômica Federal
A Caixa Econômica Federal encerrou no dia 29 de dezembro a sua campanha de negociação "Você no Azul", com a quitação de contratos para mais de 214 mil clientes, em um total superior a R$ 1,93 bilhão em dívidas liquidadas.
Contudo, o banco ainda oferece condições especiais para negociação de créditos comerciais à vista ou em até 96 vezes, com entrada mínima de 10%. Os créditos habitacionais também contam com alternativas especiais para negociação.
Os clientes podem negociar suas dívidas sem sair de casa por meio dos sites Caixa Negociar (www.caixa.gov.br/negociar) e Negociar Dívidas (www.negociardividas.caixa.gov.br); pelo aplicativo Habitação Caixa; pelos telefones 4004-0104 (capitais) e 0800-104-0104 (demais regiões); e pelo WhatsApp, no número 0800-104-0104.
Bradesco
O Bradesco, por sua vez, informou que seus clientes contam com uma estrutura de autosserviço por meio de canais digitais do banco e de plataformas de parceiros para cumprir com seus compromissos, sempre de forma simples, rápida e intuitiva, além de poder contar com o tradicional apoio da rede de agências.
Com informações do Jornal Extra