x

Inconsistências

Americanas identifica inconsistências contábeis de 20 bilhões e presidentes renunciam

A área contábil da empresa identificou a existência de financiamento de compras que não se encontram refletidas nas contas dos fornecedores.

14/01/2023 09:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Americanas comunica inconsistências contábeis de 20 bilhões

Americanas identifica inconsistências contábeis de 20 bilhões e presidentes renunciam Daniel Dan/Pexels

A Americanas informou na última quarta-feira (11) que foram detectadas inconsistências em lançamentos contábeis de cerca de R$ 20 bilhões realizados em exercícios anteriores, incluindo de 2022.

De acordo com o comunicado, a área contábil identificou a existência de operações de financiamento de compras, nas quais a Companhia é devedora perante instituições financeiras e que não se encontram adequadamente refletidas na conta dos fornecedores nas demonstrações financeiras de 30 de setembro de 2022.

As estimativas acima estão sujeitas a confirmações e ajustes decorrentes da conclusão de

trabalhos de apuração e dos trabalhos a serem realizados pelos auditores independentes.

O Conselho de Administração da Americanas também decidiu criar um comitê independente para apurar as circunstâncias que levaram às inconsistências contábeis.

Os presidentes Sergio Rial e André Covre, diretor de Relação com Investidores, que haviam sido empossados em 2 de janeiro, decidiram deixar a companhia. Com as renúncias, o Conselho de Administração nomeou o executivo João Guerra para ocupar os dois cargos interinamente.

Fiscalização

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) informou que realizará a instauração de um processo administrativo ético-disciplinar para apurar a conduta dos profissionais da contabilidade envolvidos no caso.

“Por meio das ações de fiscalização, busca-se conscientizar a classe contábil para que a atividade profissional seja desempenhada de modo que os mais elevados padrões técnicos e éticos sejam observados, primando sempre pela qualidade das informações geradas, em estrita observância às Normas Brasileiras de Contabilidade e de Auditoria, em benefício do mercado e da sociedade”, explicou o Conselho por meio de nota.

O Sistema CFC/CRCs ressalta que a atividade fiscalizatória é a principal razão de existir dos Conselhos de Contabilidade e a sua missão é zelar pelo fiel cumprimento das normas técnicas e éticas pelos profissionais da contabilidade, assegurando sempre, em qualquer processo, o direito ao contraditório e à ampla defesa.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.