x

MUDANÇA DE EMPREGO

50% dos profissionais desejam mudar de emprego em 2023

Pesquisa revela os motivos que levam os trabalhadores a buscarem por mudanças e quais aspectos costumam reter talentos.

20/01/2023 15:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Carreira: 50% dos profissionais desejam mudar de emprego em 2023

50% dos profissionais desejam mudar de emprego em 2023 Foto: Fauxels/Pexels

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento especializado Robert Half, foi revelado que 49% dos trabalhadores brasileiros pretendem buscar outro emprego em 2023.

O levantamento ouviu 1.161 pessoas de todo o país.

Quando questionados sobre os objetivos da mudança de emprego, 61% dos entrevistados afirmaram querer troca de empresa, mas permanecer na mesma área de atuação. Os outros 39% disseram estar interessados em atuar em um novo segmento ou cargo.

Segundo a diretora associada da companhia responsável pela pesquisa, Maria Sartori, o salário não é mais um critério decisivo para a permanência do profissional em uma empresa.

“Hoje, busca-se maior qualidade de vida, clima organizacional positivo e possibilidades de evolução na carreira”, pontua Sartori.

A diretora destaca que as gerações mais novas, em especial, costumam dar preferência para empresas envolvidas em projetos sociais.

“Além disso, os profissionais estão cada vez mais atentos às estratégias ESG, e o trabalho híbrido ou remoto também é um forte fator de atração e retenção dos talentos”, afirma.

"Além disso, os profissionais estão cada vez mais atentos às estratégias [Governança ambiental, social e corporativa] (ESG), e o trabalho híbrido ou remoto também é um forte fator de atração e retenção dos talentos", afirma.

Ainda segundo o estudo, os cinco principais aspectos que mais atraem os profissionais na empresa atual são:

  • Remuneração;
  • Pacote de benefícios;
  • Oportunidades de crescimento;
  • Possibilidade de equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • Bom relacionamento com colegas e pares.

Além disso, as taxas de desemprego do ano passado são as mais baixas desde 2015, totalizando 8,7% dos profissionais com ou sem curso superior.

O levantamento apontou ainda que 33% dos desempregados estão confiantes de que irão se recolocar nos próximos seis meses.

Esse dado vai ao encontro de outro achado do levantamento: 49% das empresas planejam realizar novas contratações no primeiro trimestre de 2023.

Dessa empresas, 68% pretendem abrir novos postos de trabalho, 55% querem preencher vagas em aberto e 35% precisarão substituir profissionais.

Para quem quer conseguir uma vaga este ano, Sartori recomenda que esteja disposto a trabalhar por projetos.

“Essa é uma tendência crescente no mercado de trabalho brasileiro”, lembra.

A especialista também aconselha que o profissional defina seus objetivos e filtre as oportunidades, dando preferência para aquelas que tenham as tarefas que ele sinta prazer em realizar diariamente.

“É importante fazer uma lista com as posições que gostaria de alcançar e o que é preciso para preenchê-la”, recomenda.

Fonte Valor Econômico

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.