x

TRABALHISTA

Saque-aniversário do FGTS: na reta final da modalidade, aniversariantes de fevereiro já podem sacar

Nascidos em fevereiro que aderiram ao saque-aniversário do FGTS já podem fazer a retirada dos valores a partir desta quarta-feira (1º).

01/02/2023 12:15

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Saque-aniversário do FGTS: rodada de fevereiro está disponível

Saque-aniversário do FGTS: na reta final da modalidade, aniversariantes de fevereiro já podem sacar Foto: Joel Santana/Pixabay

Começa nesta quarta-feira (1º) o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores nascidos em fevereiro e que tenham aderido à modalidade.

Aniversariantes de fevereiro que ainda não fizeram a adesão podem solicitar o saque-aniversário até o último dia do mês do seu aniversário, recebendo o valor no mesmo ano.

Quem nasceu em fevereiro pode levantar os valores da modalidade até o dia 28 de abril, isso porque o saque-aniversário do FGTS fica disponível por três meses a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador.

Dessa forma, os aniversariantes de dezembro ainda podem fazer o saque neste mês.

Vale lembrar que a liberação do saque-aniversário do FGTS não é automática, quem quiser receber os valores precisa aderir a modalidade pelo aplicativo oficial do FGTS.

Os colaboradores que optarem pelo saque não terão direito a retirar o saldo disponível do FGTS se forem demitidos pelo empregado, mas ainda recebem a multa de 40% em cima do valor total.

Quem não quiser o saque-aniversário do FGTS pode manter a opção tradicional, o saque-rescisão, sem necessidade de fazer nenhuma escolha.

Fim do saque-aniversário do FGTS

Após diversos comunicados do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o saque-aniversário do FGTS deve acabar e não deverá aceitar novos pedidos em breve, com discussão sobre o tema agendada para março deste ano.

A intenção é acabar com a modalidade, pois os valores do fundo de garantia foram criados para dar segurança aos trabalhadores no fim do contrato de trabalho, sem sobrecarregar o governo com pedidos de seguro-desemprego, e não pagar contas regulares dos brasileiros.

Leia mais:

Saque-aniversário do FGTS será suspenso a partir de março

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.