Antes de precificar um serviço, os empresários devem levar em consideração fatores que influenciam na formação dos preços e no faturamento e na lucratividade do negócio.
Assim como nos produtos, a precificação de serviços é baseada em quatro pilares: aspectos financeiros, mercadológicos (percepção de valor), estratégicos e de posicionamento.
De acordo com o CEO da Precifica, Ricardo Ramos, esquecer qualquer um dos quatro aspectos impacta a assertividade da precificação.
Por isso, o especialista explicou a importância de cada um desses pilares na precificação. Confira abaixo.
Aspecto financeiro
Ao não fazer todos os cálculos necessários, inclusive dos descontos concedidos e de toda a complexidade dos tributos, o empreendedor já partirá de um valor de custo errado.
Percepção de valor
Não se deve deixar de comunicar aos clientes os benefícios e os atributos dos produtos ou serviços prestados.
Por que seu trabalho como contador é melhor do que o da concorrência? O seu sistema dá mais transparência nas operações? Você também faz a gestão estratégica da empresa? Tem um papel mais consultivo? O que justifica o preço? O cliente tem de sentir que o custo/benefício é vantajoso.
Estratégico
É preciso desenhar os objetivos corporativos e as estratégias de preço para que haja um norte de médio e de longo prazo. Até onde você quer que sua empresa chegue? Qual é o seu público-alvo?
Posicionamento
Igualmente importante é se posicionar entre os concorrentes. Para isso, é necessário colher informações corretas do comportamento deles, dos diferenciais, do propósito da empresa deles, e até de como eles precificam.
Precificação de serviços
A formação de preços reúne uma série de atributos. De acordo com Ricardo Ramos, sempre que o gestor tenta pular uma dessas etapas ou tenta simplificar o que não deve ser simplificado, isso invariavelmente afeta os resultados.
“Se você quer prestar serviços para as classes C, D e E, não conseguirá chamar a atenção desses consumidores se o preço estiver alto. O contrário também é verdade, pois preço baixo para um público das classes A e B pode ser visto como resultado de um serviço de baixa qualidade”, explica o especialista.