Um dos benefícios que tiveram reajuste de valor no ano passado, o Auxílio Gás retoma seu calendário de pagamentos em 2023 e o primeiro depósito referente ao benefício, no governo Lula, será feito no dia 13 de fevereiro.
Embora o governo ainda não tenha anunciado o valor a ser pago neste mês, o benefício vai continuar pagando 100% do valor médio do botijão de gás de 13 kg, conforme levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Em dezembro, os depósitos foram feitos no valor de R$ 112 e atenderam 5,95 milhões de brasileiros. Neste ano, além da manutenção do custo do botijão na íntegra, a regra dos pagamentos a cada dois meses também foi mantida. Ou seja, os pagamentos acontecerão em 2023 em fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro.
Quando o Auxílio Gás foi anunciado em 2021, o benefício era pago em cima de 50% do valor vigente do botijão. O valor foi ampliado em 2022, com a aprovação da PEC dos Benefícios do governo Bolsonaro.
O depósito referente ao benefício será pago seguindo o número final do Número de Identificação Social (NIS) e segue o calendário de acertos do Bolsa Família (antigo Auxílio Brasil).
Confira o calendário completo do Auxílio Gás em 2023
Como os pagamentos ocorrem na mesma data do Bolsa Família, mas em meses intercalados, os acertos do Auxílio Gás estão sinalizados em vermelho.