Uma parceria entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) impulsionou 700 profissionais da contabilidade a se regularizarem.
A parceria consiste na integração de sistemas das entidades, impedindo que leigos e profissionais da contabilidade em situação irregular acessem sistemas da Sefaz, como o Fisco Fácil.
A plataforma da Sefaz-RJ tem o objetivo de proporcionar ao contribuinte estadual o acesso a serviços eletrônicos, como a autorregularização de pendências apontadas pelo fisco estadual (Malha Fiscal), a emissão da certidão negativa de débitos estaduais e solicitação da baixa da inscrição estadual.
A parceria visa a melhoria no ambiente de negócios do Estado do Rio, por meio do aumento da fiscalização de profissionais da contabilidade e contribuintes.
“A classe é a principal interlocutora entre o setor empresarial e a administração pública, sendo estratégica para o aumento da arrecadação e o combate à fraude e à sonegação de impostos”, afirma o presidente do CRCRJ, Samir Nehme.
Para o presidente, a fiscalização é o caminho para a melhoria do ambiente de negócios.