O aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico), principal forma de acesso aos programas sociais do Brasil, passou por uma atualização e recebeu uma nova função, que chamou a atenção dos usuários nas redes sociais.
A nova funcionalidade do CadÚnico permite que os ingressantes em situação irregular possam fazer o recadastramento correto dos dados e ainda possibilita que o usuário faça o desligamento do sistema por conta própria.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, o objetivo da atualização é conseguir identificar aqueles que se inscreveram como uma única pessoa, de forma equivocada, mesmo morando com outros membros da família.
Dessa forma, quem estiver com o cadastro incorreto poderá solicitar o cancelamento e ser incluído no registro da sua família.
Segundo a pasta, o CadÚncio passou por um pente-fino recentemente e identificou cerca de 2,5 milhões de cadastros com irregularidades no sistema, que muitas vezes são utilizados como forma de “driblar” os benefícios e acumular auxílios.
O governo ainda não anunciou quais serão as sanções de quem estiver com irregularidades e não quiser sair do sistema voluntariamente.